A Redação do Exame Nacional do Ensino Médio é motivo de preocupação para todos os estudantes que dele participam. Uma vez que, nas outras disciplinas, o cálculo da pontuação é feito com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), a chance de tirar nota máxima (1000 pontos) é muito pequena. Já na Redação, a nota é calculada pelo método tradicional: de 0 a 1000. Se há apenas um chance de gabaritar, como o estudante pode se preparar?
1. Pegue uma prova antiga e leia atentamente o enunciado.
Em minhas turmas, eu sempre peço aos alunos que usem alguma proposta antiga do ENEM como exercício de produção textual e a aula começa sempre pela leitura atenta do enunciado. No exemplo acima, temos a proposta aplicada em 2014. Devemos observar alguns trechos:
“Conhecimentos construídos ao longo de sua formação”
Ao contrário do que o candidato pode imaginar, esse conhecimento não diz respeito apenas àquilo que aprendeu sobre o assunto em sala de aula. A educação informal (tudo aquilo que aprendemos no dia a dia) também é relevante na hora de construir nossa opinião a respeito de algum assunto. É essa a razão de tantos sites e blogs destacarem a importância de o estudante ler muitos jornais e revistas antes do Exame – são os tais “Conhecimentos gerais”. Veja o tema de 2014: dificilmente, o aluno estudou publicidade infantil na escola, mas esse era um tema em destaque na imprensa já há algum tempo. O Movimento Infância Livre do Consumismo (MILC), por exemplo, divulga ações sobre o assunto em sua página do Facebook e em seu site.
“Redija um texto dissertativo-argumentativo.”
Como já explicamos em outro texto, isso significa expor suas ideias acerca de um tema e apresentar argumentos e fatos que sustentem sua tese.
“Respeitar os direitos humanos”.
Certa vez, um aluno perguntou-me como saber se estava ou não violando os direitos humanos. Eu devolvi a pergunta: “Você sabe quais são tais direitos? Já usou a internet para pesquisá-los?”. A partir daquele momento, a primeira tarefa – antes mesmo de redigir o texto – foi pesquisar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e conferir na Constituição brasileira como os mesmos direitos são garantidos.
2. Verifique os temas das redações dos anos anteriores.
Dificilmente, um tema será repetido em uma edição do ENEM, mas podemos utilizá-los como exercício. Imagine que falte pouco mais de 30 dias para o Exame; se o estudante fizer dois temas por semana, serão oito até o dia da prova, certo?
O leitor pode imaginar que não vale a pena reescrever as propostas antigas. Produção textual é algo que só conseguimos aprimorar com a prática. Só vir ao blog e ler as nossas dicas de nada adiantará se não houver prática; portanto, treine! Use as provas anteriores para atualizar os temas. Como assim? Vejamos um exemplo:
O tema da redação era “O trabalho na construção da dignidade humana”. Veja com atenção a data da publicação do primeiro texto (2 de setembro de 2010). Note que a banca deu ao candidato duas dicas de abordagem sobre o tema: o primeiro texto aborda a questão do trabalho escravo e o segundo, o futuro das relações de trabalho e qualidade de vida.
Sobre o primeiro texto pergunte-se: “Em 2015, eu li ou ouvi algo sobre trabalho escravo?” Possivelmente, sim! A imprensa brasileira noticiou, em abril de 2015, o caso do jovem chinês mantido em cárcere privado nos fundos de uma pastelaria. Quanto ao segundo, perceba que se deve tratar de uma nova geração de trabalhadores que realiza suas tarefas profissionais em casa e como isso reflete em suas vidas pessoais. Esse novo modelo de emprego tem sido chamado de home office.
É lógico que o estudante não pode esquecer outros fatores que envolvem a produção textual. Assim, sugerimos alguns links que podem ser bastante úteis para a preparação que antecede o ENEM. Veja abaixo:
Leia no blog:
6 mitos sobre a redação do ENEM.
Como organizar o texto dissertativo-argumentativo
Como escrever um artigo de opinião?
Leia também:
Temas que já foram cobrados na redação do ENEM. (Blog Língua e Literatura)
Entenda como funciona a nota do ENEM. (Guia do Estudante)
Obs.: Atualizado em 23/05/2016, às 0h55.