O Bookcrossing Blogueiro chega à décima edição! Luma Rosa, editora e proprietária do blog Luz de Luma, lançou a campanha, que acontecerá no período de 16 a 23 de abril. Qualquer um pode participar, independentemente de ter ou não um blog: basta escolher um livro e “esquecê-lo” em algum lugar de muito movimento para que ele seja encontrado por outra pessoa.
Esta é a segunda vez que participo com o Conversa de Português. Como expliquei na outra edição, minha adesão se deu por eu considerar o evento uma campanha importantíssima de letramento. Não cabe aqui usar o termo alfabetização, visto que ninguém ensinará a ler ou a escrever; o objetivo é incentivar a prática social de leitura.
Já que se compreende o termo letramento como uma prática social de leitura e escrita (KATO, 1990), é importante pensarmos sobre o incentivo à leitura desde a infância. Em 2012, publiquei um texto em que eu perguntava aos leitores o que eles faziam para incentivar as crianças a ler; curiosamente (ou infelizmente) poucos responderam! A “leitura” que eu fiz disso foi: não incentivamos! A campanha BookCrossing Blogueiro tem uma versão para crianças, criada pela Trícia Ferreira, e funciona do mesmo jeito que a versão para os adultos e os pequenos podem participar doando até gibi:
Como é feita a adesão ao movimento?
1. Escolha um livro.
2. Coloque dentro um bilhete com a explicação de que o objeto não está perdido e convidando quem o encontrou a lê-lo e passá-lo adiante.
3. Deixe-o em um lugar público.
4. Se você tiver um blog, escreva um artigo contando como foi sua experiência.
5. Se você não tem um blog, mas está nas redes sociais, divulgue sua ação por lá. Nosso movimento também está sendo divulgado no Facebook!
6. Se você não tem blog, nem conta nas redes sociais, participe assim mesmo; ou apenas divulgue a ação entre seus amigos!
Eu confesso que para mim a campanha é um grande exercício de desapego, pois sou extremamente possessiva com os meus livros, mas eu sou educadora antes de ser qualquer outra coisa e não consigo imaginar um mundo onde as pessoas vivam sem leitura! Desapegue também e participe!
Veja como foi a participação do Conversa de Português na 9ª edição:
9º BookCrossing Blogueiro – Vamos espalhar livros por aí?
9º BookCrossing Blogueiro – Missão cumprida!
Referência bibliográfica:
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3.ed. São Paulo: Ática, 1990.
Oi, Andréa!
Por coincidência, estou vindo de um blogue onde a Gisele conta como incentivou seus filhos a gostar de ler. Confesso que seu blogue tem uma grande atividade e me surpreendo sempre que lá chego. Como aquelas crianças gostam de ler! 😀 Se quiser dar uma lida no post, segue link
Ainda não tinha olhado o BookCrossing como prática de letramento, até porque não sabia da denominação “prática social de leitura e escrita”. Gostei demais!! 🙂
Obrigada por mais uma vez estar presente no BookCrossing Blogueiro!!
Beijus,
Oi, Luma! Obrigada pela visita! A discussão sobre letramento – e sua diferença da alfabetização – é relativamente recente no Brasil, pois o termo só apareceu na Educação e na Linguística na década de 1980.
Muito obrigada por sugerir o blog da Gisele; é fantástico!