As notas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em 8 e 9 de novembro de 2014, foram divulgadas pelo INEP em 13 de janeiro. Para surpresa de todos, as notas de Redação foram muito inferiores ao esperado e o número de redações que obtiveram nota zero foi superior a 529 mil. A pergunta da semana foi: o que aconteceu?
Veja abaixo o quadro geral de notas da redação:
As redes sociais – em especial, o Facebook – parecem ter sido o principal espaço de repercussão das notícias sobre o Exame. Naquela rede, não tardaram os comentários acerca da formação dos professores, do ensino de língua portuguesa e da qualidade da escola pública.
Todos esses dados precisam ser pensados e repensados, mas aparentemente ninguém lembrou das competências e habilidades exigidas dos candidatos e dos aspectos que poderiam resultar em nota zero de acordo com o Edital da prova. A redação do ENEM cobra cinco competências e a cada uma é atribuída uma nota de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos. Veja quais são:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
O candidato deve observar, entre outras coisas, a correção gramatical e grafia correta das palavras, significado preciso de termos utilizados, pontuação e morfossintaxe.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Esta habilidade refere-se à capacidade de compreensão do texto lido e da proposta apresentada pela banca. É, portanto, uma questão de leitura atenciosa dos textos motivadores. Além disso, o candidato deve redigir seu texto de acordo com a modalidade discursiva indicada!
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato deve ser capaz de organizar as ideias em seu texto. Aqui ele deverá aplicar o que aprendeu, ao longo de sua formação, sobre coerência.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
O estudante deve lembrar que a argumentação é construída por meio de recursos linguísticos específicos e deve por em prática o que aprendeu sobre o emprego de elementos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Espera-se que, após discutir e avaliar os problemas descritos em sua redação, o estudante seja capaz de apresentar propostas práticas de solução, de acordo com os argumentos apresentados no texto. A proposta de intervenção não deve conter nada que possa ser entendido como desrespeito às diferenças de raça, religião, orientação sexual e similares.
Depois das “gracinhas” ocorridas em 2012 e 2013 – como, por exemplo, a inserção de receitas de macarrão e a cópia dos textos de outras partes da prova – é natural que a banca de correção tenha ampliado os seus critérios de avaliação e se tornado bem mais exigente. De acordo com o Edital 2014 do ENEM, eram esses os critérios para atribuição de nota zero:
- Fuga ao tema. Em 2014, o tema da redação foi publicidade infantil e surpreendeu muitos alunos que esperavam escrever sobre escassez de água ou esportes. Muitos já haviam “ensaiado” nos cursinhos o texto que seria escrito!
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa. O candidato escreve um texto narrativo ou qualquer outra modalidade que não seja a solicitada. Veja nosso artigo sobre modalidades discursivas e gêneros textuais.
- Texto insuficiente. A banca só corrige textos que contenham mais de 8 linhas autorais; isso significa que também não adianta usar trechos da coletânea da prova.
- Folha de resposta em branco. O aluno fez a redação no rascunho e não transcreveu para a folha de redação. É o mesmo que não fazer! A banca do ENEM não é o seu professor da escola: ninguém vai dar uma olhadinha no seu rascunho!
- Desrespeito aos direitos humanos. A dica é simples: não escreva nada preconceituoso!
- Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. Se a banca ficou mais rigorosa nos últimos anos, a culpa é daquela receita de miojo na prova de 2012! Naquele ano, os critérios eram diferentes e o candidato engraçadinho perdeu apenas parte dos pontos.
- Impropérios, desenhos e outras formas deliberadas de anulação. Precisa comentar?
- Cópia dos textos motivadores. Se o candidato copia os textos, demonstra falta de criatividade e a banca não é paga para corrigir textos que ela mesma selecionou para a elaboração da prova. O nome disso é PLÁGIO!
Se considerarmos todos os critérios de atribuição de nota zero, apenas um deles está diretamente relacionado aos conteúdos que devem ser aprendidos pelo estudante ao longo de sua formação na educação básica: a estrutura da dissertação argumentativa. Todo o resto é uma questão de leitura atenta do edital e do que é apresentado na folha de redação!
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