Em 25 de setembro, eu publiquei o texto Queremos saber quem é você, em que expliquei meu desejo de identificar o perfil do leitor deste blog. Para atingir meu objetivo, disponibilizei um formulário por meio do qual 55 leitores responderam a 12 perguntas. Veja abaixo o que descobri.
Os visitantes responderam perguntas-padrão (sexo, idade, grau de escolaridade) e questões sobre a sua identificação com o blog (frequência de visitas, interação nas redes sociais, atualização sobre artigos) e questões abertas (sugestões e críticas sobre as publicações). O resultado não foi muito diferente do esperado: o leitor do CP é do sexo feminino (38 respostas), tem entre 16 e 20 anos (14 respostas), cursa o Ensino Médio (12 respostas), segue o blog no Facebook (24 respostas), recebe informações do blog por e-mail (42 respostas) e procura dicas, principalmente, sobre gramática (27 respostas). O segundo tipo de leitor identificado tem mais de 50 anos (12 respostas), ensino superior completo (12 respostas) e interesse semelhante ao do público adolescente.
Duas perguntas abertas solicitavam a opinião do leitor sobre o blog: “Quais temas você acha que deveriam ser abordados no Conversa de Português?” e “Na sua opinião, o que falta no blog?”. As respostas foram muito variadas; os leitores pedem desde o comentário sobre questões de concursos e vestibulares até artigos sobre políticas públicas para educação – um resultado condizente com as duas faixas etárias mencionadas no parágrafo anterior.
Algumas das solicitações feitas pelos leitores já existem há algum tempo no blog. Veja algumas delas:
- Material de estudo para download. A página Download foi criada em abril de 2013. Estão disponíveis arquivos em diversos formatos (word, power point, pdf), além de um tutorial que ensina ao professor blogueiro a incorporar nossos arquivos em seu blog. Clique AQUI para ver a página.
- Testes para o ENEM e outros concursos. A página Simulados também foi criada em 2013. Para fazer os testes, clique AQUI.
- Maior interação com os leitores. Infelizmente, o leitor não esclareceu o que seria essa “maior interação”. Nós desativamos o fórum instalado desde 2012, mas estamos pensando em outras formas de interação.
Havia várias outras sugestões e olharei com carinho cada uma delas. Agradeço a cada um dos leitores participantes!