Há diversas maneiras de expor as ideias em um texto dissertativo e nós já apresentamos várias delas aqui no blog Conversa de Português. Hoje apresentamos um quadro resumitivo com as principais sugestões e usaremos o tema do ENEM 2005 como base.
Veja abaixo a coletânea de textos e a proposta apresentada pela banca:
A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso país. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhe são reconhecidos; por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético. (XISTO T. Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de Natal. 21/10/2000)
Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinquentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas. (Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna. www.proec.ufg.br)
Art.4º – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade,à convivência familiar e comunitária. (Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.)
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema:
O trabalho infantil na realidade brasileira.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
O que o candidato pode fazer para iniciar sua redação sobre o tema proposto?
A primeira coisa que o estudante deve observar é a modalidade discursiva pedida pela banca: dissertação. Isto significa que deverá expor sua opinião e apresentar argumentos que a sustentem (“… organize e relacione argumentos…”). Como já explicamos em outros artigos, há diversas maneiras de desenvolver o raciocínio argumentativo. Para este tema, selecionamos quatro sugestões de introdução.
1. Definição
O candidato pode começar sua dissertação apresentando uma definição, o que poderá contribuir para a clareza e a objetividade. Veja: “O trabalho infantil é…”; “O trabalho infantil se caracteriza por…”.
2. Comparação
É possível iniciar o texto por meio de uma comparação. Exemplos: “O trabalho infantil é como…”; “O trabalho infantil é semelhante a…”; “O trabalho infantil lembra…”.
3. Resumo
A introdução estruturada como um resumo funciona como uma espécie de índice, de sumário das ideias que serão desenvolvidas. Ela apresenta o tema, o ponto de vista e uma prévia da argumentação. Observe: “O trabalho infantil ocorre devido aos seguintes fatores:…”.
4. Pergunta
Quando o tema é transformado em uma indagação, a resposta apresentada já favorece o desenvolvimento do tema e o nosso ponto de vista sobre o assunto tratado. Veja: “Como erradicar o trabalho infantil?”; “Quais são as causas do trabalho infantil?”.
Embora o tema aqui apresentado seja parte do Exame aplicado em 2005, o tema trabalho infantil voltou à discussão depois de uma matéria do Jornal O Globo, publicada em 18 de maio de 2014. Uma das habilidades previstas para a escrita da dissertação no ENEM é aquela em que o candidato estabelece relações com a atualidade. Assim, vale a pena ler o texto do jornal antes de começar a treinar para a prova. Clique AQUI.
Leia também no blog: