Uma das principais preocupações dos alunos, ao receber como tarefa a elaboração de um texto dissertativo, é a estruturação do parágrafo e isso vem acompanhado de diversos mitos: “É verdade que o parágrafo só pode ter cinco linhas?”, “É verdade que a redação só pode conter três parágrafos?”. Não, nada disso é verdade! A qualidade do parágrafo está relacionada ao bom desenvolvimento das ideias. Neste texto, veremos como apresentar o tópico frasal.
Podemos dizer que o parágrafo é um conjunto de períodos, em que se desenvolve uma ideia central aliada a ideias secundárias (GARCIA, 2010, p.219). Embora o senso comum faça-nos pensar que existe um número ideal de linhas para a construção do parágrafo, cada um deve “corresponder a cada uma [daquelas] ideias, tanto quanto elas correspondem às diferentes partes que o autor julgou conveniente dividir o seu assunto” (Idem, p.220). A ideia central de cada uma dessas unidades será apresentada em um tópico frasal.
Os diferentes tipos de tópico frasal
1. Declaração inicial – O autor afirma ou nega alguma para, em seguida, justificar ou fundamentar sua declaração. Os seus argumentos podem ser apresentados em forma de exemplos, confrontos, analogias.
A complexa relação entre Igreja e política permite muitos olhares e linhas de pesquisa. Vamos nos deter no quadro de referência mais amplo em que estas relações se desenrolaram, identificando focos históricos de tensão, cooperação e ruptura. Por Igreja, no caso em tela, pelo menos para todo o período colonial, entende-se a Igreja Católica Romana, enquanto por política pretende-se englobar tanto as relações da Igreja com a sociedade, quanto com o Estado e seus agentes e instituições, de modo mais direto.(BEOZZO, 1999, p.36)
O autor inicia seu parágrafo com uma declaração curta (“A complexa relação entre Igreja e política permite muitos olhares e linhas de pesquisa”) e, aos poucos, explica sobre o que será o seu texto.
2. Definição – O tópico frase que contém essa característica é didático e bastante objetivo.
Fobia escolar caracteriza-se pelo medo intenso de frequentar a escola, ocasionando repetências por faltas, problemas de aprendizagem e/ou evasão escolar. Quem sofre de fobia escolar passa a apresentar diversos sintomas psicossomáticos e todas as reações do transtorno do pânico, dentro da própria escola; ou seja, a pessoa não consegue permanecer no ambiente onde as lembranças são traumáticas. (SILVA, 2010, p.26)
A autora explicou, de forma bastante didática e objetiva o que se entende por fobia escolar.
3. Divisão – Este recurso apresenta o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação das ideias a serem desenvolvidas.
O silogismo divide-se em silogismo simples e silogismo composto (isto é, feito de vários silogismos explícita ou implicitamente formulados). Distinguem-se quatro espécies de silogismos compostos: […] (GARCIA, 2010, p. 225)
4. Alusão histórica – O autor pode mencionar fatos históricos, lendas, tradições populares ou acontecimentos de que tenha sido testemunha.
A expansão marítima e o comércio fizeram de Portugal, na época de Gil Vicente, uma nação próspera. Por outro lado, essa prosperidade e riqueza resultaram em período de megalomania, de ostentação, da vida de aparências, da busca do enriquecimento fácil e ilícito, se o necessário suor do trabalho. (MAIA, 2008, p.5)
Diversas são as maneiras de construir o tópico frasal. A escolha será feita de acordo com as ideias a serem desenvolvidas. O nosso próximo texto sobre o parágrafo abordará uma outra questão: como fazer o desenvolvimento?
Referências:
BEOZZO, J.O. Igreja e política Revista História Viva Temas Brasileiros: a igreja católica no Brasil. São Paulo: Duetto, 1999, p. 36-43
GARCIA, O.M. Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
MAIA, J.D. Gil Vicente: crítico e atual. In: VICENTE, G. Auto da barca do inferno. Farsa de Inês Pereira. Auto da Índia. São Paulo: Ática, 2008.
SILVA, A.B.B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
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Obrigada por me enviarem e-mails com esses ricos ensinos, que Deus abençoe voces.
Ótimo Artigo. Na espera pelos próximos…
Ótimo texto! Aliás, queria pedir uma revisão no tópico 4, no seguinte trecho ¨[…] da busca do enriquecimento fácil e ilícito, se o necessário suor do trabalho.¨ PS: me desculpe pelo possível equivoco, também! heheh
Fernanda, não compreendi seu comentário.
Muito bem explicado cada tópico,tenho muitas dúvidas quanto a questão de textos dissertativos.Em breve terei uma prova de concurso incluindo redação.Parabéns pela matéria.