A língua portuguesa é a oficial em oito países – Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste; além disso, é falada em Goa, Damão, Diu e Macau – os três primeiros na Índia e o último na China. Por que a nossa língua chegou a tantas localidades?
Assim como o galego, o espanhol, o francês, o italiano, o catalão, o romeno, o sardo, o provençal e o rético, o português é uma língua proveniente da expansão do latim pela Europa. A língua latina expandiu-se a partir da segunda Guerra Púnica – entre Roma e Cartago – em 218 a.C. Durante o processo de expansão e queda do Império Romano, os falantes do latim tiveram contato com outros povos e, consequentemente, com outras línguas.
Em um primeiro momento, a Península Ibérica foi invadida por povos germânicos (vândalos, suevos, alanos, visigodos). Os germânicos permaneceram na região de 409 a 711, quando aconteceu a invasão mulçumana e com ela, a chegada da língua árabe. A reconquista do território português só aconteceu em 1249, data da retomada de Faro. Deste processo de conquistas e reconquistas nasceram três línguas: o galego-português, o castelhano e o catalão.
Na faixa onde hoje está a Galícia, surgiu o galego-português. Com o processo de reconquista do território português, essa língua estendeu-se até o sul para a região que hoje chamamos de Portugal. O galego-português permaneceu, durante a Idade Média, como idioma que mantinha a unidade linguística entre Portugal e a Galiza.
As Grandes Navegações e a constituição de colônias portuguesa na América, África e Ásia contribuíram para a expansão da nossa língua. Juntos, os países lusófonos têm mais de 230 milhões de falantes. A língua portuguesa, levada pelos colonizadores a cada um desses lugares, sofreu mudanças em contato com as línguas locais. No Brasil, ela entrou em contato com as diversas línguas indígenas, as línguas africanas de ramo banto, as línguas de imigração e as de fronteira.
Assista abaixo ao nosso vídeo “Quais são os países onde a língua portuguesa é oficial?”, parte da série “1 minuto de Conversa”.
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Leia mais no blog:
Origem da língua portuguesa em slide
Um pouco de história da língua portuguesa
História da língua – as línguas românicas
História da língua e as invasões bárbaras
Bibliografia:
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática histórica. 7.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.
GUIMARÃES, Eduardo. Das esquadras de Cabral aos cinco continentes. Revista Biblioteca Entre Livros, n.4
Atualização em 03/03/2017: inclusão do player.