Beth Brait é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É organizadora, entre outros livros, de Bakhtin: conceitos-chave, Bakthin: outros conceitos-chave, Bakhtin: dialogismo e polifonia. No livro Literatura e outras linguagens, publicado pela Editora Contexto, a pesquisadora reuniu estudiosos de Literatura e Linguística a fim de demonstrar as relações entre língua e literatura; para isso, convidou professores renomados como Carlos Alberto Faraco, Carlos Vogt, Cristovão Tezza, Dominique Maingueneau, Ingedore Villaça Koch e outros.
O livro é dividido em sete unidades: Língua e literatura: saber e sabor; Escritores enfrentam e mostram a língua; Língua, literatura, identidades; Na biblioteca da vida: entrecruzar de língua e literatura; Na fronteira dos sentidos; Cantando língua e literatura e Tramas verbo-visuais da linguagem. Cada uma das unidades foi elaborada, de acordo com a organizadora, a partir de experiências pessoais, vivências em sala de aula, elaboração de livros e artigos publicados em periódicos especializados. Todas as unidades contêm depoimentos de profissionais de Linguística e Literatura, que falam sobre o prazer da leitura. Os profissionais convidados demonstram como língua e literatura foram fundamentais em seus estudos e na formulação de suas teorias.
Atualização em 21/03/2015: Você leu algum livro interessante e gostaria de sugerir? Participe da nossa coluna O LEITOR INDICA!
Leia também no blog:
Português no Ensino Médio e formação do professor
Referência bibliográfica:
BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. 235 p.