Não é raro vermos frases como “O rapaz falou com a moça através do telefone.”, “O chefe solicitou o serviço através de memorando”, “O aluno fez a pesquisa através da internet”. Eu confesso sentir-me bastante incomodada com expressões do tipo; sempre imagino alguém atravessando algum objeto. A minha imaginação muito fértil fez-me imaginar o rapaz atravessando o telefone; o chefe, a folha de papel; e o aluno viajando nos cabos do computador. Viajei na maionese, como diriam alguns alunos meus.
A locução prepositiva “através de” indica um movimento físico. Lembra do verbo “atravessar”? É esse o sentido! Assim “a bola passou através da vidraça”, pois “a bola atravessou a vidraça”. Voltemos às nossas frases iniciais: o rapaz não atravessou o telefone; o chefe não atravessou o memorando e o aluno não atravessou a internet. Por que, então, fazemos tanta confusão?
Josué Machado, em seu artigo Por que “através de”?, afirma que “é preciso lembrar que através, sem o acompanhante de, é advérbio desusado que significa ‘de lado’, ‘de través’, ‘transversalmente’, ‘atravessado’. Exemplo do dicionário Houssais: Uma grande árvore caída através na rua“. É um exemplo que remete a um uso antigo do termo e pode ser a origem da confusão que fazemos até hoje. O professor Evanildo Bechara, na Gramática Escolar da Língua Portuguesa, diz que “soa sem sentido dizer Através de advogado requereu sua absolvição”.
A fim de evitar o uso equivocado da expressão, podemos substituí-la por “por meio de”, “pelo”, “mediante” ou qualquer outra preposição de mesmo valor. Vejamos como ficam as nossas frases do primeiro parágrafo:
O rapaz falou com a moça pelo telefone.
O chefe solicitou o serviço mediante memorando.
O aluno fez a pesquisa pela internet.
Observação:
O que é uma locução prepositiva? É o grupo de palavras com valor e emprego de uma preposição. A locução prepositiva é constituída de advérbio ou locução adverbial seguida da preposição de, a ou com. Pode, ainda, ser formada por duas preposições.
Referências:
BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
MACHADO, Josué. Por que “através de”? Revista Língua Portuguesa. Ano II, n.23, 2007.
Através desta janelinha, eu entro e digo: tenho livre passagem do mundo real para o mundo virtual. rsss
Beijos
Obrigada pela visita, Lau. rs