Márcia Mendonça e Clecio Bunzen conheceram-se como professora e monitor das disciplinas Prática de Ensino de Português I e II, na Universidade Federal de Pernambuco, de 2001 a 2003, e juntos organizaram o livro Português no Ensino Médio e formação do professor. Segundo eles, muito se tem discutido o ensino de língua materna no Ensino Fundamental, mas ainda é precária a discussão sobre o tema no Ensino Médio. O livro, apresentado pela Professora Doutora Maria de Lourdes Meirelles Matencio, tem, de acordo com seus autores, um “caráter peculiar: (discutir) questões sobre o ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise linguística […], além de propor atividades”.
A obra é dividida em doze capítulos e o capítulo introdutório – Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores – apresenta os conceitos-chave debatidos em cada um deles: letramento situado, letramento escolar, eixos de ensino, formação do professor, prática social, projetos interdisciplinares, dialogismo, currículo, literatura, intertextualidade, história da literatura, estilística, enunciação, gênero, composição, redação, redação escolar, oralidade, retextualização, análise linguística, habilidades e leitura. Ainda na introdução, Márcia Mendonça e Clecio Bunzen associam a “noção de letramento situado à formação do professor e ao ensino da língua”.
Os capítulos seguintes ampliam a discussão sobre a formação docente e o ensino de língua portuguesa a partir da observação do que estabelecem documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Propõe-se , ainda, reflexão sobre os livros didáticos de literatura e a produção de textos no ensino médio.
Referência bibliográfica:
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. 255 p.