Dicas de livros Educação

Português no Ensino Médio e formação do professor

Márcia Mendonça  e Clecio Bunzen conheceram-se como professora e monitor das disciplinas Prática de Ensino de Português I e II, na Universidade Federal de Pernambuco, de  2001 a 2003, e juntos organizaram o livro Português no Ensino Médio e formação do  professor. Segundo eles,  muito se  tem discutido o  ensino  de língua materna no Ensino Fundamental, mas  ainda  é  precária a discussão  sobre o  tema no Ensino Médio.  O livro, apresentado pela Professora Doutora Maria de  Lourdes Meirelles  Matencio,  tem, de acordo  com  seus autores, um “caráter peculiar: (discutir) questões sobre o  ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise linguística […], além de propor atividades”.

A obra é  dividida em  doze capítulos e o capítulo introdutório – Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores – apresenta os conceitos-chave  debatidos em  cada um deles: letramento situado, letramento  escolar, eixos de ensino, formação  do professor, prática social, projetos interdisciplinares, dialogismo, currículo, literatura,  intertextualidade, história da literatura, estilística, enunciação, gênero, composição, redação, redação escolar, oralidade,  retextualização, análise linguística, habilidades e leitura. Ainda na introdução, Márcia Mendonça e Clecio Bunzen associam a  “noção de  letramento situado  à formação do professor e ao  ensino da língua”.

Os capítulos  seguintes ampliam a discussão sobre a  formação docente e o  ensino de língua portuguesa a partir da  observação do que estabelecem  documentos  oficiais como  as Diretrizes Curriculares Nacionais para o  Ensino  Médio e as Orientações  Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o  Ensino  Médio.  Propõe-se , ainda, reflexão sobre os  livros didáticos de literatura e a produção de textos no ensino médio.

Referência bibliográfica:

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Português no Ensino Médio e formação do  professor. São Paulo: Parábola, 2006.  255 p.

 

 

 

 

 

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados