Na locução “a sós” não ocorre crase, por quê?
N.S.S.
A leitora N.S. enviou-nos várias perguntas sobre o uso do acento indicativo de crase e uma delas é a que motivou este post: “na locução ‘a sós’ não ocorre crase, por quê?”. A fim de responder rapidamente às perguntas da leitora, eu lhe enviei os links dos outros textos aqui publicados sobre o mesmo assunto. É preciso lembrar, então, quando tal fenômeno ocorre e o que significa a expressão “a sós”.
Vejamos como as gramáticas definem a crase e o que já foi publicado aqui:
Crase é fenômeno fonético que ocorre devido à contração de duas vogais idênticas; neste caso, o artigo feminino A e a preposição A. Na língua portuguesa, tal fenômeno é indicado graficamente pelo acento grave ( ` ).
Quem determina se ocorre crase ou não é a palavra anterior ao A, de acordo com sua regência; ou seja, é o verbo ou mesmo um nome (termo que abrange, em gramática, os substantivos, advérbios e adjetivos) que indicará se há necessidade de uma preposição ou não. O item da gramática que aborda esse assunto é chamado de regência verbal e regência nominal.
A sós é uma expressão invariável e significa sozinhos. A crase não acontece, pois a expressão contém apenas a preposição A: Nós queremos ficar a sós (Nós queremos ficar sozinhos).
Leia mais sobre a crase: