Havia maçãs na fruteira.
É muito comum ouvirmos frases como “Haviam problemas”, “Haviam pessoas na sala” e este é um tipo de dúvida que os leitores sempre enviam ao blog. Vejamos, então, como fazer a concordância com o verbo haver.
A regra geral da concordância verbal diz que o verbo concorda com o seu sujeito, porém esta regra não se aplica ao verbo haver, quando ele substitui o verbo existir em uma oração. Neste caso, o verbo é impessoal. As frases que nos serviram de exemplo devem ser, portanto, “Havia problemas”, “Havia pessoas na sala”. Note que ao trocarmos o verbo haver por existir, esse deve ser flexionado normalmente: “Existiam problemas” e “Existiam pessoas na sala”.
Observemos, ainda, que numa locução verbal em o verbo haver é o verbo principal, o verbo auxiliar assume a impessoalidade do principal.
Deve haver reuniões na próxima semana.
Quando, ao contrário, o verbo haver é o auxiliar na locução verbal, este flexiona.
Há de surgir uma pessoa bondosa.
Hão de surgir pessoas bondosas.
Havia aparecido uma mancha de óleo.
Haviam aparecido manchas de óleo.
Gostei muito desse comentário.Pois quando tenho qualquer dúvida procuro consultar o dicionário(google)
Trabalhei durante seis anos em uma universidade particular, atuei como coordenadora de curso e, a cada reunião de coordenadores, registrava-se um "erro" quanto ao uso de havia/haviam. Ao final, já era engraçado, as pessoas, ao tencionarem usar o verbo haver, me olhavam e escolhiam outras opções…gostei muito do post.
Gostei muito das dicas!!!
Se possível tira essa dúvida: há erro na frase seguinte de concordância verbal? – O professor havia marcado uma nova data para a entrega dos trabalhos.
Ronis, não há nada de errado com a sua frase. Obrigada pela visita.