O aniversário do blog está chegando e eu comecei a fazer algumas mudanças no sábado, quando anunciei a criação da página de fãs no Facebook. A novidade de hoje é a mudança na série Sugestão Bibliográfica que, a partir de hoje, chamar-se-á Resenha. O nome antigo estava relacionado à sua origem: uma professora pedira-nos, com certa urgência, uma sugestão de leitura que lhe ajudasse a trabalhar determinado tema em sala de aula. Resenha foi o novo termo escolhido por indicar ao leitor o gênero textual que caracterizará a nossa nova coluna e, para inaugurar esta nova fase, trazemos o livro Produção e revisão textual: um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras, de Doris de Almeida Soares, publicado pela Editora Vozes.
A autora é doutoranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ) e leciona Língua Inglesa na Escola Naval. Em Produção e revisão textual, aponta os principais problemas encontrados pelos professores no ensino de produção textual, bem como busca indica sugestões de como realizar o feedback para esta tarefa escolar.
O primeiro capítulo do livro (“O ensino de redação no século XX”) apresenta considerações sobre o paradigma tradicional, também chamado de abordagem do produto, em que se enfatizava a correção de toda linguagem não padrão– metodologia que, segundo a autora, origina-se no ensino da retórica clássica. Neste modelo, o aluno recebe o tema e segue a estrutura tradicional de composição em cinco parágrafos: introdução, desenvolvimento em três parágrafos e conclusão.
O capítulo seguinte (“A escrita como processo”) apresenta-se a abordagem processual da escrita, que engloba três momentos: a pré-escrita, escrita e revisão. Como recurso de pré-escrita, sugere-se o brainstorming (atividade em que o sujeito verbaliza todas as idéias sugeridas pelo tema). O período de escrita corresponde à seleção dos tópicos que comporão o texto final. A pós-escrita inclui a leitura, a revisão e o feedback vindo do professor ou dos colegas.
Os três capítulos seguintes destinam-se à importância do feedback oferecido pelo professor ou pelos colegas de classe. A autora propõe que seu leitor responda às seguintes perguntas: O que acontecia com seu texto quando chegava às mãos do professor? O que você fazia quando ele voltava para as suas mãos? Este trabalho o ajudou a desenvolver as suas habilidades como escritor? O que o aluno faz com o texto ao recebê-lo de volta? O aluno percebe esse trabalho como relevante para ajudar a desenvolver a escrita? Você está satisfeito com esse trabalho? Em seguida, Doris apresenta o conceito de feedback utilizado pela psicologia americana e sua adequação ao processo pedagógico: “transmissão de informação avaliativa”.
O último capítulo (“Praticando o que aprendemos”) apresenta sugestões de atividades, partindo dos conceitos teóricos estudados. Tais propostas são divididas em dois grupos: o trabalho com o discurso e a acuidade lingüística.
SOARES, Doris de Almeida. Produção e revisão textual: um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis: Vozes, 2009. 159p.
Leia mais no blog:
A língua de Eulália
Normas para apresentação de documentos científicos
Gêneros textuais e ensino
Atualização: Em 2018, a coluna passou a se chamar Dicas de livros.
Este livro foi um dos mais completos sobre ensino de redação. Já li muita coisa por ai e aprendi muito também ,mas este foi o único que me auxiliou, me iluminou sobre correção, revisão textual. Eu não conhecia as teorias sobre correção de texto apesar de ser professora. Tentava fazer diferente mas não sabia que estava dentro de alguma teoria . Parabéns!
Cleide, o livro da professora Dóris é realmente muito bom. Obrigada por sua visita.
Dóris, fico imensamente honrada ao saber que visitou meu blog. Eu comprei seu livro e o mostrei a um colega de trabalho; para minha surpresa, descobri que ele é nosso amigo em comum.
Seu livro foi-me muito útil e eu acredito que também aos professores que passaram pelo blog.
Prezada Andréa,
Que grata surpresa foi encontrar a resenha de meu livro!
Ficaria feliz em saber se ele lhe foi útil.
Espero sinceramente que sim, pois este é o objetivo: auxiliar o professor a refletir sobre a sua prática e oferecer alternativas para tornar o trabalho de pós-escrita mais eficiente.
Parabéns pelo blog!
Doris Soares
Pode deixar, Carlos! Eu avisarei a todos rss
Olá Andréa,
Nos avisa no grupo do yahoo, quando chegar o aniversário do blog.
Já me cadastrei para receber os textos por e-mail, pois este blog de português vai ser o meu preferido.
Abs.
Carlos Nascimento