A legislação que regulamenta o ensino a distância promoveu indiretamente a aplicação de novas tecnologias à educação; nos últimos anos muito se tem falado sobre as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Essa modernização do modelo de ensino exige que o professor se capacite para atender aos novos paradigmas. Parece que o modelo de educação em que o professor utilizava apenas quadro-negro e giz como recursos didáticos cede lugar ao computador e outras inovações tecnológicas.
Nos últimos anos, a internet tem se mostrado eficaz como fonte de ferramentas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem a distância: chats, fóruns, listas de discussão, ambientes virtuais e objetos de aprendizagem, wikis e blogs são recursos que podem ser adaptados também para o ensino presencial.
Fóruns
Os fóruns permitem a discussão de um tema que pode ser debatido de modo assíncrono por toda a turma; ou seja, não há necessidade de que todos estejam on line no mesmo horário.
Blogs
Os blogs foram criados para serem “diários virtuais” onde os autores (bloggers) escreveriam informações pessoais, opiniões sobre fatos cotidianos, sugestões de outros sites. O que se tem observado, no entanto, é o crescimento de páginas criadas para uso profissional e educacional. Geralmente, os professores utilizam suas páginas como extensão da sala de aula e ali disponibilizam materiais de apoio ou resumos de suas aulas, o que resulta em mais interação com os alunos.
Wikis
Wiki é uma ferramenta colaborativa que pode ser editada por qualquer um dos autores cadastrados e não necessita da instalação de nenhum plugin adicional no computador do usuário. O Wiki mais conhecido é o site Wikipedia, atualizado a partir da colaboração de leitores cadastrados que editam as informações publicadas. Como recurso didático, pode ser utilizado para a elaboração de trabalhos em grupo.
Sugestão de sites gratuitos para criação de fóruns:
Sugestão de sites gratuitos para criação de blogs:
http://www.google.com.br – O Google oferece a ferramenta Blogger para a publicação de blogs. É preciso ter uma conta Gmail para ativar o serviço que já está disponível para todos os assinantes.
http://www.wordpress.com – Oferece o serviço gratuitamente, porém não permite a customização da página nas versões gratuitas. Para alterar o código do blog, é necessário contratar os serviços pagos.
Sugestão de sites gratuitos para criação de Wikis:
http://pbworks.com – Site que oferece várias ferramentas colaborativas.
http://www.zoho.com – Também oferece wikis, gerenciadores de arquivos e outras ferramentas.
Fonte de pesquisa:
CORRÊA, Juliane. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARQUESI, Sueli. Interações virtuais: perspectivas para o ensino de língua portuguesa a distância. São Paulo: ClaraLuz, 2008.