A Base VI do Acordo Ortográfico (dividido em 21 bases ou orientações) trata da representação das vogais nasais; ou seja, aquelas que ressoam pela cavidade nasal durante a corrente expiratória ou, como dizemos popularmente, aquelas que “falamos” pelo nariz. Foneticamente as representamos pelos seguintes símbolos [ĩ],[ê], [õ], [ũ] e estão presentes em palavras como pinta, penta, pinta, ponta.
Sobre a representação das vogais nasais, diz o texto do Acordo:
1. Quando uma vogal nasal ocorre em fim de palavra, ou em fim de elemento seguido de hífen, representa-se a nasalidade pelo til (~), se essa vogal é de timbre a; por m se possui qualquer outro timbre e termina a palavra; e por n, se é de timbre diverso de a e está seguido de s: Grã-Bretanha, clarim, tom, flautim, semitons.
2. Os vocábulos terminados em –ã transmitem esta representação do a nasal dos advérbios em -mente que deles se formem: irmãmente, manhãzinha.
Fontes:
ACORDO Ortográfico da língua portuguesa. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2.ed. Rio de Janeiro [s.d.]
Oi Andréa!
Gostei muito de aprender mais um pouco!
Grande beijo!