Na aula de hoje, eu orientei alguns alunos sobre a pesquisa que estão fazendo sobre os países lusófonos. Quando planejamos a atividade, combinamos que a busca seria feita em sites, jornais, livros , revistas _tudo o que possa servir de fonte de informação. Os meninos são adolescentes, a geração que vive pendurada na internet , mas não aprendeu a usá-la com bom senso. Deixei claro que os textos do trabalho devem ser originais, portanto não podem fazer uso exagerado do recurso copiar / colar. Uma das etapas do trabalho é a publicação de seus textos aqui no Conversa e aproveitei para falar da campanha o contra o plágio nos blogs.
Nos últimos dias, a “blogosfera” está agitada pela história de um blog todo construído a partir da cópia de textos de outras pessoas; não era o único, pois há vários blogues que se valem desta estratégia para atrair novos leitores. O caso sobre o qual se tem falado ganhou mais destaque por terem os donos do blog copiado textos até de um famoso padre. Motivados e , principalmente, revoltados com esse tipo de comportamento alguns blogueiros criaram a Campanha em Prol da Originalidade na Blogosfera Brasileira. Participar é muito simples: escreva um texto sobre o assunto, divulgue a campanha, use o banner em seu blog e, principalmente, não se aproprie do texto de outros.
Clique para ampliar
Com toda essa confusão, surge também uma outra preocupação : como proteger nossos textos contra os blogueiros e leitores parasitas? A Juliana Sardinha – Dicas Blogger – publicou hoje excelente texto sobre as licenças de conteúdo .
Para saber um pouco mais sobre a Campanha, clique na imagem abaixo:
Já conhece nossa página de fãs no Facebook?
Andréia, perdi a minha paciência com plagiadores.
Só para constar, o trabalho artístico da imagem da campanha contra o blogueiro parasita é de autoria do Ricardo Oliveira.
Beijus,
Andréia, perdi a minha paciência com plagiadores.
Só para constar, o trabalho artístico da imagem da campanha contra o blogueiro parasita é de autoria do Ricardo Oliveira.
Beijus,
oi eu vir que varios de meu amigos que tem blogs estão protegendo seus blogs de plagio, dai me essa preocupação tbm, e achei bem legal seu post sobre o assunto e vou aderir acampanha tbm em Prol da Originalidade na Blogosfera Brasileira, e acho que todos os blogueiros tbm deviam aderir pQ esse é assunto muito sério e que interessa toda a sociedade, e eu adorei seu blog *-*
Parabéns! Gostaria de saber uma coisa. Alguns artigos são interessantes e gosto de divulgá-los, se citar as fontes dá problema?
Concordo com você.
E gostaria de acrescentar que gosto muito da idéia de blogs em que a idéia central é copiar / colar citando a fonte.
A internete possui muito conteúdo e facilita para os internautas achar aquele com melhor qualidade quando um blog "peneira" os textos.
Obrigada a todos pela visita! Eu acho importante fazermos essa campanha em todos os blogues e onde mais for possível.
Oi Andréa! Li, recentemente, em vários blogues que sigo, coisas acerca do assunto “plágio” e, apesar do espanto, infelizmente, há pessoas que não acordaram para a importância da autoria. Muito bom enfatizar a questão, tanto na blogosfera, e, especialmente, em sala de aula. As vantagens do mundo moderno não podem ser “desvirtuadas” descontroladamente, tudo que é bom torna-se, portanto, péssimo com o uso indevido (e criminoso!) desses meios. Bjins e até!
… quando encontro algo interessante e acho legal compartilhar com outras pessoas, faço, agora outras intenções do tipo se beneficiar, levar vantagem com o trabalho de outras pessoas, é sacanagem pura é simplesmente crime.
Gostei da idéia, Andréa. Tenho dedicado uma parte de minhas aulas para destacar o problema do plágio escolar ou fora da escola. Este post é muito bem vindo.
Ontem fui à procura de um texto que me interessei e fiquei arrepiado. Eram tantas cópias descaradas em vários blogs que não sabia a fonte original. Pior, alguns eram “educacionais”.
Motivos do plágio: 1- Preguiça 2- Falta de vergonha na cara 3- Preguiça
Vou dar uma olhada na campanha.
Um abraço
Olá,
Quando copio um texto, sempre cito a fonte original, até porque ele que a se deve o crédito.
Abraço
Querida Andréa, eu faço questão de parabenizá-la, não só por contribuir com um post falando sobre o plágio, mas também por estar ensinando os seus alunos sobre o que é certo e o que é errado.
Grande parte do que aprendi sobre ética foi com os meus saudosos professores, dos quais me lembro com imensa gratidão.
Agradeço também por citar o meu artigo.
Abraços da amiga, Juliana
Concordo plenamente.
Mas não sabia que esse assunto de plágio vinha ocasionado por um blog específico, que teria copiado textos de outros blogs, imaginava eu que seria algo mais discreto, como vários blogs copiando uma vez ou outra.
Também vou participar da campanha, e quero deixar aqui algumas dicas de leitura, os blogs Ato ou efeito e o Hoje é um bom dia, possuem textos muito bons sobre o assunto.