Sobre o blog e a autora

O blog

Originalmente, os blogs foram criados para serem páginas pessoais em que seus autores pudessem expor o seu dia a dia; uma espécie de diário que deixou as páginas dos cadernos e assumiu novo formato. O blog Conversa de Português foi criado após a observação de que cada vez mais profissionais usam este tipo de site para divulgar textos referentes às suas áreas de atuação, mas a ideia original  surgiu em um quadro diário, apresentado  na Webrádio Maspa (2007). Em 2008,  alunos, que não sabiam  do programa na rádio, sugeriram a criação de um  blog em que  fossem  publicados  os  resumos de minhas  aulas.

Embora  não haja  nenhum vínculo com a instituição em que trabalho, Conversa de Português foi criado  para ser um instrumento extraclasse no ensino de Língua Portuguesa, mas isto não restringe o acesso apenas a estudantes. Em 2010, o blog virou uma rede social hospedada  na  plataforma Ning, mas foi interrompida,   uma vez  que  o espaço gratuito passou a  ser pago (Já  contei  essa fase no texto E eu  sou grata).  Posteriormente,  o blog tornou-se  também  um espaço  virtual  para o  debate sobre Educação, o que aconteceu  por meio de  entrevistas realizadas com  outros profissionais da área e comentários deixados  pelos  leitores.

Nas redes sociais:

O  Conversa de  Português está presente em diversas redes sociais, espaço que utilizamos  para  divulgar os  textos  do blog e outras sugestões de leitura. Veja onde nos curtir e seguir:

 

A autora

 

Eu sou Andréa Motta. Sou professora  desde  os  17 anos, idade  com  que  terminei  o Curso de   Formação de   Professores, no  Colégio Estadual  Heitor  Lira,  no  Rio de  Janeiro. O gosto  pela   leitura fez-me   ingressar  no   Curso de  Letras  por   duas  vezes: a primeira  em  1993, para   fazer  o  bacharelado e  a licenciatura em  Língua  Portuguesa e  Literaturas pela  Universidade do  Estado do  Rio  de  Janeiro, de onde  saí   em   1997 e a segunda em 2000, para  cursar Língua  Portuguesa e  Língua Italiana, que concluí em  2003. Em  1998,    fiz o  curso de pós-graduação Lato Sensu em Teoria Literária  na  mesma  instituição. Atualmente, sou professora  da rede federal de Educação.

Criei também os  blogs Leio o Mundo Assim (sem atualização) e Literatura na corda, este último resultado de  um projeto de  iniciação científica desenvolvido sob minha orientação. Orientei, ainda, a  elaboração do   blog  Lobatize, desenvolvido  pelos  alunos   do   Ensino  Médio, como  parte do projeto O  petróleo  na  produção  literária de  Monteiro Lobato. Edito o blog católico   Pastoral Afro-Brasileira.

 

Colaborações em  outros   blogs:

A viagem de  Théo (Blog O  que elas  estão  lendo?  3 dez. 2008)

51 perguntas para  um blogger (Blog Meiroca – 19  out. 2009)

Lugar de  estudar é na biblioteca? (Blog  Caldeirão de  Ideias –  16 out. 2012)

 

Referência ao Conversa de Português em artigo acadêmico:

O   ensino e  a aprendizagem de língua  espanhola por  meio de redes sociais -relato de experiência , de Carolina  Schulz, Diego  Geisel, Heloisa Costa, Rosana Souza. (artigo em  PDF).  De  acordo com  os  autores,  o   blog  Conversa de  Português  serviu de  inspiração para uma atividade de  ensino da  língua espanhola.

Indicações:

INFOENEM – Os 10 melhores  sites   e  blogs do Brasil (Gramática)

Guia do Estudante Abril – 20  blogs para ajudar  você nos estudos.

Portal Acessa  Escola da  Secretaria de   Estado de  Educação de  São Paulo – Blogs  Língua  Portuguesa

Prefeitura de  Fortaleza – Pra  pesquisar

 

 Prêmios

TOP BLOG  BRASIL  2013/2014  –   2º  lugar  na   editoria   EDUCAÇÃO. Voto do júri técnico.

TOP   BLOG 2015/2016  –   1º  lugar  na  editoria  EDUCAÇÃO  (Categoria  Blog). Voto  do  júri técnico.

 

Para entrar  em contato,   preencha nosso formulário.