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O objetivo deste blog é proporcionar aos leitores uma rica fonte de estudos. Os simulados são uma boa maneira de estudar. O tema deste teste é Romantismo.
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
10 pontosO trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:
Oh, eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver mnh’alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n’amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma…
Nos seus beijos de fogo há tanta vida…
– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.(ALVES, C. Os melhores poemas de Castro Alves. Seleção de Lêdo Ivo. São Paulo:Global, 1983)
Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude.
A imagem da morte aparece na palavra
Correto
A produção literária de Castro Alves é tradicionalmente classificada como parte integrante da Terceira Geração do Romantismo, cujo foco são as lutas sociais. É possível, no entanto, observar textos que em o poeta aproxima-se da geração anterior e de suas incertezas acerca da vida.
É bom lembrar que a Segunda Geração – de que fazia parte Álvares de Azevedo, por exemplo – via a morte como o fim de todas as angústias.
Incorreto
A produção literária de Castro Alves é tradicionalmente classificada como parte integrante da Terceira Geração do Romantismo, cujo foco são as lutas sociais. É possível, no entanto, observar textos que em o poeta aproxima-se da geração anterior e de suas incertezas acerca da vida.
É bom lembrar que a Segunda Geração – de que fazia parte Álvares de Azevedo, por exemplo – via a morte como o fim de todas as angústias.
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
10 pontos(FUVEST-SP; adaptado)
I. Ah! Enquanto os destinos impiedosos
Não voltam contra nós a face irada,
Façamos, sim, façamos, doce amada,
Os nossos breves dias mais ditosos.II. É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.III. E, quando, eu durmo, e o coração ainda
Procura na ilusão tua lembrança,
Anjo da vida, passa nos meus sonhos
E meus lábios orvalha de esperança!Associe os trechos anteriores com os respectivos movimentos literários listados abaixo:
Correto
Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
10 pontos(UEL – PR)
É ela! é ela! – murmurei tremendo,
E o eco ao longe respondeu – é ela!
Eu a vi, minha fada área e pura –
A minha lavadeira na janela!Esses versos são de Álvares de Azevedo e constituem um exemplo
Correto
Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
10 pontosLeia o poema Meu Sonho, de Álvares de Azevedo:
Eu
Cavaleiro das armas escuras,
Onde vais pelas trevas impuras
Com a espada sanguenta na mão?
Por que brilham teus olhos ardentes
E gemidos nos lábios frementes
Vertem fogo do teu coração?Cavaleiro, quem és? o remorso?
Do corcel te debruças no dorso…
E galopas do vale através…
Oh! da estrada acordando as poeiras
Não escutas gritar as caveiras
E morder-te o fantasma nos pés?Onde vais pelas trevas impuras,
Cavaleiro das armas escuras,
Macilento qual morto na tumba?…
Tu escutas…Na longa montanha
Um tropel teu galope acompanha?
E um clamor de vingança retumba?Cavaleiro, quem és? – que mistério,
Quem te força da morte no império
Pela noite assombrada a vagar?O Fantasma
Sou o sonho de tua esperança,
Tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há de matar!…O individualismo romântico provoca a recusa e a fuga da realidade. O que representa a figura do cavaleiro misterioso?
Correto
Álvares de Azevedo é um poeta da segunda geração romântica, cuja característica principal é o individualismo. No poema apresentado, o eu lírico apresenta um diálogo – travado em um sonho – com um cavaleiro misterioso. Podemos dizer que a figura do cavaleiro representa a morte, tantas vezes citada nos poemas do autor e evocada pelos delírios do sujeito.
Também podemos dizer que a natureza evoca os estados de espírito do eu-lírico: a noite, os ventos, a tempestade refletem as angústias, o desespero e o temor; os lugares desertos, as montanhas e vales representam a solidão.
Incorreto
Álvares de Azevedo é um poeta da segunda geração romântica, cuja característica principal é o individualismo. No poema apresentado, o eu lírico apresenta um diálogo – travado em um sonho – com um cavaleiro misterioso. Podemos dizer que a figura do cavaleiro representa a morte, tantas vezes citada nos poemas do autor e evocada pelos delírios do sujeito.
Também podemos dizer que a natureza evoca os estados de espírito do eu-lírico: a noite, os ventos, a tempestade refletem as angústias, o desespero e o temor; os lugares desertos, as montanhas e vales representam a solidão.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
10 pontos(UFAM – AM)
A escola a que pertencia representa nas letras brasileiras o que a estética de Victor Hugo é para as letras francesas: aquele gosto pelas antíteses, pelas hipérboles, pelo tom oratório e messiânico a serviço de uma temática e de uma causa política, fator que distingue o romantismo social do romantismo subjetivista.
Identifique a que poeta o enunciado acima se refere.
Correto
Castro Alves é um escritor da terceira fase do Romantismo, a que se denominou Condoreirismo, por assumir uma postura de crítica social. O poeta baiano é conhecido por textos abolicionistas como O navio negreiro.
Incorreto
Castro Alves é um escritor da terceira fase do Romantismo, a que se denominou Condoreirismo, por assumir uma postura de crítica social. O poeta baiano é conhecido por textos abolicionistas como O navio negreiro.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
10 pontos(FUVEST)
“O indianismo dos românticos […] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira.”
(CANDIDO, A. Formação da Literatura Brasileira.)Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
Correto
Os escritores românticos europeus retratavam o passado glorioso de seus países por meio da valorização dos tempos medievais. No Brasil, a busca pela nossa nacionalidade e das raízes brasileiras desenvolveu-se com o indianismo, uma das formas assumidas pelo nacionalismo romântico. O índio é apresentado, na literatura brasileira, como a representação de nosso passado histórico e apesar de viver na floresta, em estado natural (como Rousseau dissera quase um século antes sobre o “homem natural”), é apresentado com a ética do homem europeu cristão.Incorreto
Os escritores românticos europeus retratavam o passado glorioso de seus países por meio da valorização dos tempos medievais. No Brasil, a busca pela nossa nacionalidade e das raízes brasileiras desenvolveu-se com o indianismo, uma das formas assumidas pelo nacionalismo romântico. O índio é apresentado, na literatura brasileira, como a representação de nosso passado histórico e apesar de viver na floresta, em estado natural (como Rousseau dissera quase um século antes sobre o “homem natural”), é apresentado com a ética do homem europeu cristão. -
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
10 pontos(UNIFESP -2014)
Casimiro de Abreu pertence à geração dos poetas que morreram prematuramente, na casa dos vinte anos, como Álvares de Azevedo e outros, acometidos do “mal” byroniano. Sua poesia, reflexo autobiográfico dos transes, imaginários e verídicos, que lhe agitaram a curta existência, centra-se em dois temas fundamentais: a saudade e o lirismo amoroso. Graças a tal fundo de juvenilidade e timidez, sua poesia saudosista guarda um não sei quê de infantil.
(Massaud Moisés. A literatura brasileira através dos textos, 2004. Adaptado.)Os versos de Casimiro de Abreu que se aproximam da ideia de saudade, tal como descrita por Massaud Moisés, encontram- se em:
Correto
Casimiro de Abreu – poeta da segunda geração – tem uma poética saudosista e o texto remete às memórias da infância. Isso pode ser observado nos versos “Naqueles tempos ditosos”, “Achava o céu sempre lindo”, “Adormecia sorrindo”, “E despertava a cantar!”
Incorreto
Casimiro de Abreu – poeta da segunda geração – tem uma poética saudosista e o texto remete às memórias da infância. Isso pode ser observado nos versos “Naqueles tempos ditosos”, “Achava o céu sempre lindo”, “Adormecia sorrindo”, “E despertava a cantar!”
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
10 pontosLeia atentamente os dois textos abaixo:
TEXTO I
Canção do exílio
Gonçalves DiasMinha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.(Lisboa, 1847)
TEXTO II
Minha terra!
Gonçalves DiasQuanto é grato em terra estranha
Sob um céu menos querido,
Entre feições estrangeiras,
Ver um rosto conhecido;Ouvir a pátria linguagem
Do berço balbuciada,
Recordar sabidos casos
Saudosos – da terra amada!E em tristes serões d’inverno,
Tendo a face contra o lar,
Lembrar o sol que já vimos,
E o nosso ameno luar!Certo é grato; mais sentido
Se nos bate o coração,
Que para a pátria nos voa,
P’ra onde os nossos estão!Depois de girar no mundo
Como barco em crespo mar,
Amiga praia nos chama
Lá no horizonte a brilhar.E vendo os vales e os montes
E a pátria que Deus nos deu,
Possamos dizer contentes:
Tudo isto que vejo é meu!Meu este sol que me aclara,
Minha esta brisa, estes céus:
Estas praias, bosques, fontes,
Eu os conheço – são meus!Mais os amo quando volte,
Pois do que por fora vi,
A mais querer minha terra,
E minha gente aprendi.(Paris, 1864)
O tema das duas composições poéticas é comum, mas há diferenças na forma de apresentá-lo. Assinale a alternativa que identifica corretamente o tema dois textos.
Correto
O texto I (Canção do Exílio) é um dos mais representativos da primeira geração. Os românticos brasileiros, preocupados com a instauração de uma literatura genuinamente brasileira, buscavam os aspectos que favoreciam a construção de identidade nacional. O leitor deve notar que o texto foi escrito em Lisboa e o poeta brasileiro alterna entre a terra natal e o exílio por meio dos advérbios lá e cá. Por meio de comparações implícitas, Dias estabelece a superioridade do Brasil em relação a Portugal.
O poema II (Minha terra) trata do amor à pátria reforçado pela distância geográfica. O eu lírico afirma sentir-se feliz ao encontrar “em terra estranha”, “entre feições estrangeiras” alguém conhecido. O encontro permite-lhe conversar em língua portuguesa (“Ouvir a pátria linguagem”) e recordar momentos vividos no Brasil (“Recordar sabidos casos / Saudosos – da terra amada!”). A valorização da natureza brasileira também aparece no texto: “Estas praias, bosques, fontes, / Eu os conheço – são meus!”.
Incorreto
O texto I (Canção do Exílio) é um dos mais representativos da primeira geração. Os românticos brasileiros, preocupados com a instauração de uma literatura genuinamente brasileira, buscavam os aspectos que favoreciam a construção de identidade nacional. O leitor deve notar que o texto foi escrito em Lisboa e o poeta brasileiro alterna entre a terra natal e o exílio por meio dos advérbios lá e cá. Por meio de comparações implícitas, Dias estabelece a superioridade do Brasil em relação a Portugal.
O poema II (Minha terra) trata do amor à pátria reforçado pela distância geográfica. O eu lírico afirma sentir-se feliz ao encontrar “em terra estranha”, “entre feições estrangeiras” alguém conhecido. O encontro permite-lhe conversar em língua portuguesa (“Ouvir a pátria linguagem”) e recordar momentos vividos no Brasil (“Recordar sabidos casos / Saudosos – da terra amada!”). A valorização da natureza brasileira também aparece no texto: “Estas praias, bosques, fontes, / Eu os conheço – são meus!”.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
10 pontosLeia atentamente um trecho do poema Navio negreiro, de Castro Alves:
Era um sonho dantesco… o tombadilho
que das luzernas avermelha o brilho,
em sangue a se banhar.
Tinir de ferros… estalar de açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
horrendos a dançar…[…]
E ri-se a orquestra irônica, estridente…
E da ronda fantástica a serpente
faz doudas espirais…
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos…o chicote estala
E voam mais e mais…Presa nos elos de uma só cadeia,
a multidão faminta cambaleia,
e chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
outro, que de martírios embrutece,
cantando, geme e ri!No entanto o capitão manda a manobra.
E após fitando o céu que se desdobra
tão puro sobre o mar,
diz do fumo entre os densos nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!…E ri-se a orquestra irônica, estridente…
E da ronda fantástica a serpente
faz doudas espirais…
Qual num sonho dantesco as sombras voam!…
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!…Vocabulário:
- Dantesco: Desagradável ou repulsivo, de horror grandioso.
O poema Navio negreiro é representativo da seguinte geração romântica:
Correto
O termo está relacionado ao nome do poeta Dante Alighieri, autor da célebre obra Divina Comédia, escrita no início do século XVI. O poema de Dante é dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. O conceito de inferno, na Idade Média, era o de uma prisão hedionda, cheia de tormentos. A terceira geração do Romantismo é identificada pelo caráter panfletário e libertário, uma vez que a temática abolicionista é constante.
Incorreto
O termo está relacionado ao nome do poeta Dante Alighieri, autor da célebre obra Divina Comédia, escrita no início do século XVI. O poema de Dante é dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. O conceito de inferno, na Idade Média, era o de uma prisão hedionda, cheia de tormentos. A terceira geração do Romantismo é identificada pelo caráter panfletário e libertário, uma vez que a temática abolicionista é constante.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
10 pontos(ENEM) Leia o soneto abaixo:
“Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!”(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:
Correto
Uma das características da Segunda geração romântica era a exaltação da melancolia e o desejo da morte como fim para o sofrimento do eu lírico. Tais sentimentos são perceptíveis ao longo de todo o poema. Podemos destacar os versos “O corpo exausto que o repouso esquece…/
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”Incorreto
Uma das características da Segunda geração romântica era a exaltação da melancolia e o desejo da morte como fim para o sofrimento do eu lírico. Tais sentimentos são perceptíveis ao longo de todo o poema. Podemos destacar os versos “O corpo exausto que o repouso esquece…/
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”