Esta página foi criada com o objetivo de reunir os títulos das obras citadas nos textos do Conversa de Português e proporcionar ao nosso leitor uma fonte de pesquisa em educação, língua portuguesa, linguística e literatura. A lista é disponibilizada em ordem alfabética por autor e organizada de acordo com a NBR 6023:2018 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Esta página será constantemente atualizada.
Indicação por AUTOR
ADORNO, T. W. Educação contra a barbárie. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 155-168.
AMADO, J. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_____. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
AMARAL, A. Tarsila cronista. São Paulo: EdUsp, 2001.
ANDRADE, C. D. Antologia poética. 63.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
_______. A rosa do povo. 28. ed. São Paulo: Record, 2004.
ANDRADE, O. Memórias sentimentais de João Miramar. São Paulo: Globo, 2004
ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
_______. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007
ARANHA, M. L. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ARISTÓTELES, Arte poética. São Paulo: Martin Claret, 2009.
ASSIS, M. Esaú e Jacó. São Paulo: Ática, 1994.
______. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1994 p. 17. (Série Bom Livro).
______. Quincas Borba. São Paulo: Globo, 1997. (Obras Completas de Machado de Assis)
AZEVEDO, A. Desânimo. Disponível em:<http://www.revista.agulha.nom.br/avz2.html#desanimo>. Acesso em 7 ago. 2010.
______. Se eu morresse amanhã. Disponível em http://www.revista.agulha.nom.br/avz7.html. Acesso em 9 ago. 2010.
AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Ática, 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1723>. Acesso em: 12 out 2016.
AZEVEDO, S. Roteiro da poesia brasileira: Parnasianismo. São Paulo: Global, 2006.
BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 16. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
______.Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2007.
______. Não é errado falar assim – em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009.
______. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2009.
______. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BANDEIRA, M. Antologia poética. 12.ed.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
BANIWA, Gersen. O que pensam os brasileiros sobre os indígenas brasileiros?. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil hoje. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2006, p. 34-37. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf>. Acesso em 3 abr. 2016
BARBOSA, P.A. Prosódia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 2)
BASSO, Descrição do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 8)
BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
_______. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BERTONHA, J. F. Os italianos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
BEOZZO, J.O. Igreja e política Revista História Viva Temas Brasileiros: a igreja católica no Brasil. São Paulo: Duetto, 1999, p. 36-43
BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.
BOSSAGLIA, G. Linguística Comparada e tipologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 9)
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 33. ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
BUNZEN, C; MENDONÇA, M. (Org.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CAMINHA, P. V. Carta de Pero Vaz de Caminha a el-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. Prefário de Jaime Cortesão Paulo: Martim Claret, 2007.
CASCUDO, L. C. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
CASTRO, A. Convite aos educadores: um passeio pelas páginas do Picapau Amarelo. Belo Horizonte: UFMG/ A tela e o texto, 2008.
CHALUB, S. Funções da linguagem. 8. ed. São Paulo: Ática, 1997 (Série Princípios, 119)
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.
CHRISTO, T. De goal a gol. Revista Língua Portuguesa Especial: Futebol e linguagem. São Paulo: Segmento, 2006, p. 18-21.
CLEMENT, C. A viagem de Théo: romance das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.
___________. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
CORRÊA, J. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
COUTINHO, A. Introdução à literatura no Brasil.16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
COUTINHO, I. L. Gramática histórica. 7. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2006.
CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Três, 1973. (Obras imortais da nossa literatura).
DACANAL, J.H. Romance de 30. 3.ed. Porto Alegre: Novo Século, 2001.
DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
DÓRIA, A. S. O preconceito em foco: análise de obras literárias infanto-juvenis: reflexões sobre história e cultura. São Paulo: Paulinas, 2008.
ELIA, S. Fundamentos histórico-linguísticos do português do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
FALCÃO, A. Museu como lugar de memória. Revista Salto para o Futuro. Museu e escola: educação formal e não-formal. Ano XIX, n. 3, maio 2009. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012191.pdf> Acesso em 23 dez 2015.
FARACO, C.A. História do português. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 3)
FERRAREZI JR, C. Semântica. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 6)
FERREIRA, A. S. Trabalhar leitura e escrita é tarefa só da área de Língua Portuguesa? Revista Nova Escola. São Paulo, v.29, n. 269, p. 23, fev 2014.
GARCIA, O.M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: 2007.
GÓES, L. P. Introdução à literatura para crianças e jovens. São Paulo: Paulinas, 2010.
GOMES, D. O pagador de promessas. 44. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
GONÇALVES, C.A. Morfologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 1)
GRIMM, J. Os contos de Grimm. 9.ed. São Paulo: Paulus, 2007.
GUIMARÃES, E. R. J. Língua portuguesa: das esquadras de Cabral aos cinco continentes, Revista Entrelivros, São Paulo, vol. 4, p. 68-71, jan. 2006.
ILARI, R; GERALDI, J.W. Semântica. São Paulo: Ática, 2006
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Questionário do Cadastro Nacional de Museus. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/files/questionario_cadastro_nacional_de_museus.doc> Acesso em 23 dez 2015
JARDIM, M.F. Manuel Bandeira e a poesia modernista. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n.2, p.37-42, abr./jun. 2011 . Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/viewFile/9491/6582> . Acesso em 19 abr. 2014
JAUSS, H.R. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, L.C. (org.) A literatura e o leitor – textos de estética da recepção. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 67-84
JUNIOR, L.C.P. Concretas palavras. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, 2006, p. 16.
JUNKES, L. Roteiro da poesia brasileira: simbolismo. São Paulo: Global, 2006.
KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.
KOCH, I.V. ; ELIAS, V.M. Leitura, texto e sentido. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contrexto, 2008. p. 9-38
KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
KOSHIYAMA, A. M. Monteiro Lobato: intelectual, empresário, editor. São Paulo: EDUSP, 2006.
LA FONTAINE, J. Fábulas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
LAJOLO, R; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6.ed. São Paulo: Ática, 2004.
LEITÃO, L.R. Redação de textos dissertativos: concursos, vestibulares, ENEM. Rio de Janeiro: Ferreira, 2011
LEITE, L.C.M. O foco narrativo: ou a polêmica em torno da ilusão. 10.ed. São Paulo: Ática, 2004.
LISPECTOR, C. A hora da estrela. 23. ed. São Paulo: Francisco Alves, 1995.
______. Feliz aniversário. Laços de família. 28.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. p. 71-86
LITERATURA sem segredos: romantismo. São Paulo: Escala Educacional. v. 3, n. 34, 2007.
LOBATO, M. Emília no país da gramática. 39. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
______. Paranoia ou mistificação: a respeito da exposição Malfatti. Disponível em: <http://pitoresco.com.br/. Acesso em 18 fev. 2010>
______. Urupês. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1951. (Série Obras Completas de Monteiro Lobato, 1).
MACHADO, A.M. Por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
MAIA, J.D. Gil Vicente: crítico e atual. In: VICENTE, G. Auto da barca do inferno. Farsa de Inês Pereira. Auto da Índia. São Paulo: Ática, 2008.
MARSCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
_________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARQUESI, S. M.; ELIAS, V. M.; CABRAL, A. L. Interações virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância. São Carlos: Claraluz, 2008.
MARTELOTTA, M.E. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2011.
MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MENDONÇA, C. T. Júlia Lopes de Almeida: a busca da liberação feminina pela palavra. Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 275-296, jul./dez. 2003. Disponível em : <http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/mendonca.pdf>. Acesso em 24 set. 2011.
MOLIÈRE. Tartufo. São Paulo: Martins Claret, 2003.
MOLIÈRE. Tartufo (PDF). Disponível em <https://onedrive.live.com/?id=E07AF820DAFA92B4%21450&cid=E07AF820DAFA92B4#>. Acesso em 26 mai 2018
MOREIRA, N. M. B. (Org.) Julia Lopes de Almeida: vida, obra e bibliografia sobre a autora. Niterói, [entre 2002 e 2004]. Disponível em: <http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/catalogo/juliaLopes_vida.html>. Acesso em 24 set. 2011.
NAVARRO, E. O tupi na construção do Brasil. Revista Biblioteca EntreLivros- Línguas, 2006. p. 80 –82
NETO, João Cabral de Melo. Obra Completa. Rio de Janeiro:Nova Aguilar, 1999.
OLIVEIRA, M. A. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Apud ARÉVALO, M.C. Lugares de memória ou prática de preservar o invisível através do concreto. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. n. 10, p. 12. 1993.Disponível em <www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=62> . Acesso em 23 dez 2015.
PAIVA, M.R. Feliz ano velho. São Paulo: Brasiliense, 1984.
PEREIRA, E. A. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.
PEREIRA Jr., L.C . Apropriação indébita. Revista Língua Portuguesa Especial: etimologia 2. Ano II março 2007
PERINI, M. A. Sintaxe. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 4)
PERRISSÈ, G. As razões do “brasileiro”. Revista Língua Portuguesa Especial: etimologia 2. Ano II março 2007
____. De profissões a sobrenomes. Revista Língua Portuguesa: Especial Etimologia, São Paulo, n. 2, p.56-57, mar. 2007
PETTER, M. Introdução à linguística africana. São Paulo: Editora Contexto, 2015
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012.
PRANDI, R. Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
QUADROS, R. M. Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Série Linguística para o Ensino Superior, 5)
REUTER, Y. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
REZENDE, Neide. A Semana de Arte Moderna. 2.ed. São Paulo: Ática, 2006 (Série Princípios, 226)
RIBEIRO, M.P. O novo acordo ortográfico: soluções, dúvidas e dificuldades para o ensino. Rio de Janeiro: Metáfora, 2008.
RODRIGUES, N. A mulher sem pecado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
_________. Teatro completo, v.3. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004
_________. Viúva porém honesta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
ROLLA, A.R. Jogo do texto: quem são os leitores? In: CECCANTINI, J.L. Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. p. 38-44
ROUSSEAU, J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Discurso sobre as Ciências e as Artes. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
SARAIVA, J. H. História concisa de Portugal. 17. ed. Lisboa: Europa-América, 1997.
SCHEFFEL, Marcos et al. Crônicas de escola. São João de Meriti: Desalinho, 2019.
SCHPREJER, A. Quem é Capitu? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SILVA, E.A.C. A quem cabe a última palavra. Carta na escola. São Paulo: Confiança, 2010. p. 40 – 42
SILVA, A. B. B.. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SILVA, M. (org.) Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2 .ed. São Paulo: Loyola, 2003.
SILVA, M. C. Uma história da formação do leitor no Brasil.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
SOARES, D. A. Produção e revisão textual: um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis: Vozes, 2009
SOARES, M. Linguagem e escola – uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2008.
TELES, G.M. Oswald plural. Rio de Janeiro: EdUerj, 1995.
______. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
TERRA. E; NICOLA, J. Português – de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004.
TUFANO, D. ; SARMENTO, L. Literatura, Gramática, Produção de Texto. São Paulo: Moderna, 2004.
TUTIKIAN, J. Sobre Fernando Pessoa. In: PESSOA, Fernando. Mensagem. Porto Alegre:L&PM, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de documentos científicos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2007. 9v.
UNZELTE, C. Em cada time uma história. Revista Língua Portuguesa Especial: Futebol e linguagem. São Paulo: Segmento, 2006, p. 22-25.
VANOYE, F. Usos da linguagem. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VERNANT, J.P. Entre mito e política. 2.ed. São Paulo: EdUSP, 2002.
VIEIRA, A. Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda. Disponível em <http://bocc.ubi.pt/pag/vieira-antonio-contra-armas-holanda.pdf>. Acesso em 27 dez. 2011.
ZILBERMAN, R. Como e por que ler literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
ZILLES, A. M. S. O jeitinho brasileiro de falar português. Revista Biblioteca EntreLivros- Línguas, 2006. p. 72-75
Atualizado em 19/03/2021.