Os simulados são uma boa maneira de estudar. Para este teste, foram selecionadas 35 questões de diversas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que contemplam os tópicos: aspectos gramaticais, argumentação, variação linguística, funções da linguagem, figuras de linguagem e conhecimentos literários.
Ao clicar em RESPONDER, a sua resposta será marcada na cor verde, se estiver correta, ou na cor vermelha, se estiver errada.
Você deve responder a todas as questões e, ao concluir, saberá a sua taxa de acertos e o tempo que levou para responder a todas as questões.
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35
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 35
1. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2010)
As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre o avô e o neto neste texto é
Correto
A informalidade aparece pelo uso da redução “tá” em lugar de “está”.
Incorreto
A informalidade aparece pelo uso da redução “tá” em lugar de “está”.
Pergunta 2 de 35
2. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2010)
S.O.S PORTUGUÊS
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa do que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº 231, abr. 2010 (fragmento adaptado)
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se as marcas linguísticas próprias do uso
Correto
O tema da questão são as variações de linguagem e os diversos registros da língua, conforme previsto na matriz de referência do ENEM. Essa é, ainda, uma abordagem de ensino prevista pelos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – os PCN – que destacam a necessidade de o professor de Língua Portuguesa discutir com seus alunos noções como variação linguística. É preciso considerar que há diferenças entre o modo de falar lusitano e o brasileiro e que tais diferenças podem refletir na escrita. Além disso, há diferenças de registro que ocorrem de acordo com a situação em que se encontra o falante.
Incorreto
O tema da questão são as variações de linguagem e os diversos registros da língua, conforme previsto na matriz de referência do ENEM. Essa é, ainda, uma abordagem de ensino prevista pelos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – os PCN – que destacam a necessidade de o professor de Língua Portuguesa discutir com seus alunos noções como variação linguística. É preciso considerar que há diferenças entre o modo de falar lusitano e o brasileiro e que tais diferenças podem refletir na escrita. Além disso, há diferenças de registro que ocorrem de acordo com a situação em que se encontra o falante.
Pergunta 3 de 35
3. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2008)
Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.
Correto
A informalidade do texto é representada pelo uso de duas expressões coloquiais: “Tá” em lugar de “está” e a partícula expletiva “é que”.
Incorreto
A informalidade do texto é representada pelo uso de duas expressões coloquiais: “Tá” em lugar de “está” e a partícula expletiva “é que”.
Pergunta 4 de 35
4. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2006) No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:
Não se conformou: devia haver engano. (…)Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria?
O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda.
Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.)
No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário. Pertence à variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:
Correto
Ao compararmos o trecho “Não se conformou: devia haver engano” aos demais escolhidos pela banca, observamos a ausência de expressões informais que aparecem nas outras alternativas, como “toco”, “mão beijada”, “amunhecou”.
Incorreto
Ao compararmos o trecho “Não se conformou: devia haver engano” aos demais escolhidos pela banca, observamos a ausência de expressões informais que aparecem nas outras alternativas, como “toco”, “mão beijada”, “amunhecou”.
Pergunta 5 de 35
5. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
A leitura do texto permite reconhecer a “cantiga de voltar” como patrimônio linguístico que
Correto
Entende-se por tradição oral o saber (patrimônio imaterial) transmitido oralmente de uma geração para outra. Neste trecho de “Ponciá Vivêncio”, observamos que o narrador afirma ser a “cantiga de voltar” algo transmitido dos “negros mais velhos aos mais novos”.
Incorreto
Entende-se por tradição oral o saber (patrimônio imaterial) transmitido oralmente de uma geração para outra. Neste trecho de “Ponciá Vivêncio”, observamos que o narrador afirma ser a “cantiga de voltar” algo transmitido dos “negros mais velhos aos mais novos”.
Pergunta 6 de 35
6. Pergunta
10 pontos
(ENEM 1998)
Para falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer o padrão formal da Língua Portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para exemplificar este fato, seu professor de Língua Portuguesa convida-o a ler o texto Aí, Galera, de Luís Fernando Veríssimo. No texto, o autor brinca com situações de discurso oral que fogem à expectativa do ouvinte.
Aí, galera
Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação” ? E, no entanto, por que não?
– Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
-Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
– Como é?
– Aí, galera.
– Quais são as instruções do técnico?
– Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
– Ahn?
– É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.
– Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
– Posso dirigir uma mensagem de caráter
sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
– Pode.
– Uma saudação para a minha progenitora.
– Como é?
– Alô, mamãe!
– Estou vendo que você é um, um…
– Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
– Estereoquê?
– Um chato?
– Isso.
(Correio Braziliense, 13/05/1998.)
A expressão “pegá eles sem calça” poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, em língua culta, formal, por:
Correto
Em “Pegá eles sem calça”, podemos observar que o autor buscou, por meio da escrita, realçar características da oralidade como a supressão da marca de infinitivo (-r) e o uso do pronome pessoal do caso reto ELE como objeto direto.
Incorreto
Em “Pegá eles sem calça”, podemos observar que o autor buscou, por meio da escrita, realçar características da oralidade como a supressão da marca de infinitivo (-r) e o uso do pronome pessoal do caso reto ELE como objeto direto.
Pergunta 7 de 35
7. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2009)
Cuitelinho
Cheguei na bera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.
Quando eu vim da minha terra,
Despedi da parentaia.
Eu entrei em Mato Grosso,
Dei em terras paraguaia.
Lá tinha revolução,
Enfrentei fortes bataia.
A tua saudade corta
Como o aço de navaia.
O coração fica aflito,
Bate uma e outra faia.
E os oio se enche d´água
Que até a vista se atrapaia.
(Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.)
Transmitida por gerações, a canção Cuitelinho manifesta aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico. Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a
Correto
Incorreto
Pergunta 8 de 35
8. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2014)
Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo pra xaxar
Vou mostrar pr’esses cabras
Que eu ainda dou no couro
Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar.
Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chama Luzia
Vai, chama Zabé, chama Raque
Diz que tou aqui com alegria.
(BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em <www.luizluagonzaga.mus.br > Acesso em 5 mai 2013)
A letra da canção de Antônio Barros manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma forma do falar popular regional é
Correto
Todo o texto é construído a partir de uma determinada variedade linguística, representada por expressões típicas da linguagem oral, como podemos observar em “óia” (olha), “Diz que tou” (Diga que estou). O candidato deve, no entanto, atentar para o fato de a questão privilegiar a identificação de vocabulário regional e não apenas variações fonéticas; é o que se identifica no verso “Vou mostrar pr’esses cabras”, em que “cabras” – típico do falar de algumas localidades do Nordeste – substitui “homens” ou “pessoas”.
Incorreto
Todo o texto é construído a partir de uma determinada variedade linguística, representada por expressões típicas da linguagem oral, como podemos observar em “óia” (olha), “Diz que tou” (Diga que estou). O candidato deve, no entanto, atentar para o fato de a questão privilegiar a identificação de vocabulário regional e não apenas variações fonéticas; é o que se identifica no verso “Vou mostrar pr’esses cabras”, em que “cabras” – típico do falar de algumas localidades do Nordeste – substitui “homens” ou “pessoas”.
Pergunta 9 de 35
9. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2022)
Urgência emocional
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas
estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de
segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se
evidencia pelo(a)
Correto
O candidato deve saber que um artigo de opinião é um texto que pressupõe o uso de linguagem formal, o que não se confirma por meio do trecho “a vida engata uma primeira e sai em disparada” em que o autor utiliza o recurso da metáfora para associar a vida a um veículo automotor.
Incorreto
O candidato deve saber que um artigo de opinião é um texto que pressupõe o uso de linguagem formal, o que não se confirma por meio do trecho “a vida engata uma primeira e sai em disparada” em que o autor utiliza o recurso da metáfora para associar a vida a um veículo automotor.
Pergunta 10 de 35
10. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
Ao registrarem usos regionais de termos da área médica, pesquisadores
Correto
O candidato deve perceber que o conhecimento cobrado nesta questão são as variedades linguísticas, visto que o texto aborda a importância da adequação da linguagem ao contexto comunicativo.
Incorreto
O candidato deve perceber que o conhecimento cobrado nesta questão são as variedades linguísticas, visto que o texto aborda a importância da adequação da linguagem ao contexto comunicativo.
Pergunta 11 de 35
11. Pergunta
10 pontos
(ENEM 1998)
Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese, relação de oposição de palavras ou ideias. Assinale a opção em que essa oposição se faz claramente presente.
Correto
A banca do ENEM, no gabarito oficial divulgado, considerou que “contentamento descontente” caracteriza uma antítese, embora possamos questionar se a ideia expressa não seria um paradoxo, visto que a expressão parece ser contraditória.
Incorreto
A banca do ENEM, no gabarito oficial divulgado, considerou que “contentamento descontente” caracteriza uma antítese, embora possamos questionar se a ideia expressa não seria um paradoxo, visto que a expressão parece ser contraditória.
Pergunta 12 de 35
12. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023 – PPL )
O fim da história
Não creio que o tempo
Venha comprovar
Nem negar que a História
Possa se acabar
Basta ver que um povo
Derruba um czar
Derruba de novo
Quem pôs no lugar
É como se o livro dos tempos pudesse
Ser lido trás pra frente, frente pra trás
Vem a História, escreve um capítulo
Cujo título pode ser “Nunca Mais”
Vem o tempo e elege outra história, que escreve
Outra parte, que se chama “Nunca É Demais”
“Nunca Mais”, “Nunca É Demais”, “Nunca Mais”
“Nunca É Demais”, e assim por diante, tanto faz
Indiferente se o livro é lido
De trás pra frente ou lido de frente pra trás.
GILBERTO GIL. In: Parabolicamará. Rio de Janeiro: WEA, 1991.
Considerando-se o jogo de oposições presente nessa letra de canção, infere-se que a narrativa histórica
Correto
Esta é uma questão que cobra, sobretudo, a capacidade interpretativa do candidato. A pista para reconhecer a opção correta é o trecho “É como se o livro dos tempos pudesse / Ser lido trás pra frente, frente pra trás”.
Incorreto
Esta é uma questão que cobra, sobretudo, a capacidade interpretativa do candidato. A pista para reconhecer a opção correta é o trecho “É como se o livro dos tempos pudesse / Ser lido trás pra frente, frente pra trás”.
Pergunta 13 de 35
13. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2011)
TEXTO I
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias
mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias ?
(NETO, J.C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994 [fragmento])
Texto II
João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são partilhados por outros homens.
(SECCHIN, A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999)
Com base no trecho de Morte e vida Severina (texto I) e na análise crítica (texto II) observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta: “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?”. A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da
Correto
O personagem principal representa diversos nordestinos que passaram por situação semelhante à sua. Falta-lhe um sobrenome que o individualize (“Meu nome é Severino, /não tenho outro de pia”). A expressão “de pia” remete à ideia de batismo ou de registro civil e o Severino não tem nada que o destaque na multidão de “muitos Severinos”: “Como então dizer quem fala/ ora a Vossas Senhorias?”
Incorreto
O personagem principal representa diversos nordestinos que passaram por situação semelhante à sua. Falta-lhe um sobrenome que o individualize (“Meu nome é Severino, /não tenho outro de pia”). A expressão “de pia” remete à ideia de batismo ou de registro civil e o Severino não tem nada que o destaque na multidão de “muitos Severinos”: “Como então dizer quem fala/ ora a Vossas Senhorias?”
Pergunta 14 de 35
14. Pergunta
10 pontos
(ENEM-2011)
Estrada
Interessa mais que uma avenida urbana.
Nas cidades todas as pessoas se parecem.
Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente.
Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.
Cada criatura é única.
Até os cães.
Estes cães da roça parecem homens de negócios:
Andam sempre preocupados.
E quanta gente vem e vai!
E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:
Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um
bodezinho manhoso.
Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz
dos símbolos,
que a vida passa! Que a vida passa!
E que a mocidade vai acabar!
(BANDEIRA, M. Ritmo absoluto. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967)
A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para
Correto
A poesia de Carlos Drummond de Andrade reflete a inquietação do homem moderno a respeito de seu futuro.
Incorreto
A poesia de Carlos Drummond de Andrade reflete a inquietação do homem moderno a respeito de seu futuro.
Pergunta 15 de 35
15. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2007)
Texto 1
Agora Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. (…) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los? Sinha Vitória dormia mal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23. ed., 1969, p. 75.)
Texto 2
Para Graciliano, o roceiro pobre é um outro, enigmático, impermeável. Não há solução fácil para uma tentativa de incorporação dessa figura no campo da ficção. É lidando com o impasse, ao invés de fáceis soluções, que Graciliano vai criar Vidas Secas, elaborando uma linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituição de narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas não se identificam. Em grande medida, o debate acontece porque, para a intelectualidade brasileira naquele momento, o pobre, a despeito de aparecer idealizado em certos aspectos, ainda é visto como um ser humano de segunda categoria, simples demais, incapaz de ter pensamentos demasiadamente complexos. O que Vidas Secas faz é, com pretenso não envolvimento da voz que controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de que essas pessoas seriam plenamente capazes.
(Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In: Teresa. São Paulo: USP, n.° 2, 2001, p. 254.)
A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas.
I. O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30. II. A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares. III. Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posição social do sertanejo na realidade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Correto
A discussão sobre os problemas sociais era uma característica presente na produção literária da geração modernista da década de 1930.
Incorreto
A discussão sobre os problemas sociais era uma característica presente na produção literária da geração modernista da década de 1930.
Pergunta 16 de 35
16. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2006)
Namorados
O rapaz chegou-se para junto da moca e disse:
— Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com a sua cara.
A moca olhou de lado e esperou.
— Você não sabe quando a gente e criança e de repente vê uma lagarta listrada?
A moca se lembrava:
— A gente fica olhando…
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
— Antônia, você parece uma lagarta listrada.
A moca arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
— Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
(Manuel Bandeira. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)
No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época
Correto
Uma das principais características do Modernismo é a incorporação de termos cotidianos aos textos literários.
Incorreto
Uma das principais características do Modernismo é a incorporação de termos cotidianos aos textos literários.
Pergunta 17 de 35
17. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2002)
Miguilim
De repente lá vinha um homem a cavalo. Eram dois. Um senhor de fora, o claro de roupa. Miguilim saudou, pedindo a bênção. O homem trouxe o cavalo cá bem junto. Ele era de óculos, corado, alto, com um chapéu diferente, mesmo.
– Deus te abençoe, pequenino. Como é teu nome?
– Miguilim. Eu sou irmão do Dito.
– E o seu irmão Dito é o dono daqui?
-Não, meu senhor. O Ditinho está em glória.
O homem esbarrava o avanço do cavalo, que era zelado, manteúdo, formoso como nenhum outro. Redizia:
-Ah, não sabia, não. Deus o tenha em sua guarda… Mas que é que há, Miguilim?
Miguilim queria ver se o homem estava mesmo sorrindo para ele, por isso é que o encarava.
– Por que você aperta os olhos assim? Você não é limpo de vista? Vamos até lá. Quem é que está em tua casa?
– É Mãe, e os meninos…
Estava Mãe, estava tio Terez, estavam todos. O senhor alto e claro se apeou. O outro, que vinha com ele, era um camarada.
O senhor perguntava à Mãe muitas coisas do Miguilim. Depois perguntava a ele mesmo: .. .Miguilim, espia daí: quantos dedos da minha mão você está enxergando? E agora?.
(ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. 9. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.)
Esta história, com narrador observador em terceira pessoa, apresenta os acontecimentos da perspectiva de Miguilim. O fato de o ponto de vista do narrador ter Miguilim como referência, inclusive espacial, fica explicitado em:
Correto
O candidato deve estar atento às informações fornecidas pelo enunciado da questão: ele explicita o foco narrativo (narrador observador em terceira pessoa) e afirma que o narrador tem com referência o personagem Miguilim. A relação espacial a que se refere a banca foi expressa pelo advérbio “cá”, reforçado pela expressão “bem junto”.
Incorreto
O candidato deve estar atento às informações fornecidas pelo enunciado da questão: ele explicita o foco narrativo (narrador observador em terceira pessoa) e afirma que o narrador tem com referência o personagem Miguilim. A relação espacial a que se refere a banca foi expressa pelo advérbio “cá”, reforçado pela expressão “bem junto”.
Pergunta 18 de 35
18. Pergunta
10 pontos
(ENEM -2003)
Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das fábricas se alçam verticalmente. No mais, em todo quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula pelo quadro afora.
(Nadia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista)
O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em:
Correto
O Modernismo, em suas diversas expressões artísticas, explorou as questões sociais como as relações de trabalho e a migração do povo nordestino. O quadro de Tarsila do Amaral representa a massa de trabalhadores de São Paulo, enquanto o poema de João Cabral mostra o esforço do trabalhador rural do sertão pernambucano.
Incorreto
O Modernismo, em suas diversas expressões artísticas, explorou as questões sociais como as relações de trabalho e a migração do povo nordestino. O quadro de Tarsila do Amaral representa a massa de trabalhadores de São Paulo, enquanto o poema de João Cabral mostra o esforço do trabalhador rural do sertão pernambucano.
Pergunta 19 de 35
19. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2008)
A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada. (…) andava léguas e léguas a pé, de engenho a engenho, como uma edição viva das histórias de Mil e Uma Noites (…) era uma grande artista para dramatizar. Tinha uma memória de prodígio. Recitava contos inteiros em versos, intercalando pedaços de prosa, como notas explicativas. (…) Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhações. O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. (…) Os rios e as florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com o Paraíba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco.
(José Lins do Rego. Menino de engenho)
A cor local que a personagem velha Totonha colocava em suas histórias é ilustrada, pelo autor, na seguinte passagem:
Correto
Os chamados romances de 30 retomam a ideia de “cor local” herdada do Romantismo e que fora explorada também durante o Pré-Modernismo. No texto de J. L. do Rego, observamos a velha Totonha que adapta um texto estrangeiro (“O Barba Azul”) ao gosto brasileiro.
Incorreto
Os chamados romances de 30 retomam a ideia de “cor local” herdada do Romantismo e que fora explorada também durante o Pré-Modernismo. No texto de J. L. do Rego, observamos a velha Totonha que adapta um texto estrangeiro (“O Barba Azul”) ao gosto brasileiro.
Pergunta 20 de 35
20. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2021)
Nesse artigo de opinião, a apresentação da letra da canção Sinal fechado é uma estratégia argumentativa que visa sensibilizar o leitor porque
Correto
Gabarito oficial: B (Caderno Amarelo, ampliado)
Comentário: Nesta questão, o autor do texto utilizou uma citação direta, por meio da transcrição de um trecho de música, como exemplificação para a situação de “comunicação vazia e superficial” citada no texto. Note que os dois interlocutores estabelecem uma conversa em que nenhum assunto é, de fato, discutido.
Incorreto
Gabarito oficial: (Caderno Amarelo, ampliado)
Comentário: Nesta questão, o autor do texto utilizou uma citação direta, por meio da transcrição de um trecho de música, como exemplificação para a situação de “comunicação vazia e superficial” citada no texto. Note que os dois interlocutores estabelecem uma conversa em que nenhum assunto é, de fato, discutido.
Pergunta 21 de 35
21. Pergunta
10 pontos
ENEM 2021
No segundo parágrafo, uma citação afirma que o documentário “foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas”. No texto, esse recurso expressa uma estratégia argumentativa que reforça a
Correto
Gabarito oficial, caderno amarelo, ampliado.
Espera-se que o candidato identifique o segundo parágrafo como uma citação indireta, aquela que não se constitui como uma transcrição literal do que o enunciador disse ou escreveu. No texto, cita-se indiretamente o que foi dito pelo diretor do documentário, acerca da importância de se produzir um documentário ambientado no Nordeste brasileiro e a surpresa de a produção ter sido premiada.
Incorreto
Gabarito oficial, caderno amarelo, ampliado.
Espera-se que o candidato identifique o segundo parágrafo como uma citação indireta, aquela que não se constitui como uma transcrição literal do que o enunciador disse ou escreveu. No texto, cita-se indiretamente o que foi dito pelo diretor do documentário, acerca da importância de se produzir um documentário ambientado no Nordeste brasileiro e a surpresa de a produção ter sido premiada.
Pergunta 22 de 35
22. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
O texto de Agualusa tematiza o preconceito em relação ao português brasileiro. Com base no trecho citado pelo autor, infere-se que esse preconceito se deve
Correto
Agualusa é um jornalista, escritor e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira, que conhece bem o tratamento dado a pessoas estrangeiras em Portugal.
O que esta questão cobra do candidato é o conhecimento sobre variedades linguísticas e preconceito linguístico, conteúdo que o participante deve estudado no primeiro ano do Ensino Médio.
Incorreto
Agualusa é um jornalista, escritor e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira, que conhece bem o tratamento dado a pessoas estrangeiras em Portugal.
O que esta questão cobra do candidato é o conhecimento sobre variedades linguísticas e preconceito linguístico, conteúdo que o participante deve estudado no primeiro ano do Ensino Médio.
Pergunta 23 de 35
23. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
Considerando os procedimentos argumentativos utilizados, infere-se que o objetivo desse texto é
Correto
Uma das estratégias argumentativas usadas no texto é a apresentação de dados estatísticos no primeiro parágrafo: “A estimativa, caso nada seja feito, é a de que se atinjam assustadoras 2,4 milhões de mortes no trânsito em 2030 em todo o mundo.” Tais números indicam o índice de mortes, a fim de mostrar ao leitor os riscos de uma direção em alta velocidade, o que é demonstrado ao longo do texto.
Incorreto
Uma das estratégias argumentativas usadas no texto é a apresentação de dados estatísticos no primeiro parágrafo: “A estimativa, caso nada seja feito, é a de que se atinjam assustadoras 2,4 milhões de mortes no trânsito em 2030 em todo o mundo.” Tais números indicam o índice de mortes, a fim de mostrar ao leitor os riscos de uma direção em alta velocidade, o que é demonstrado ao longo do texto.
Pergunta 24 de 35
24. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação oficial da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até
ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais.
Nesse texto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras):
Correto
Para resolver esta questão, o candidato deve perceber que o conteúdo exigido é variação linguística, independentemente de ter ou não conhecimento sobre Língua Brasileira de Sinais. O estudante do Ensino Médio aprendeu, no primeiro ano, que todas as línguas passam por mudança.
Incorreto
Para resolver esta questão, o candidato deve perceber que o conteúdo exigido é variação linguística, independentemente de ter ou não conhecimento sobre Língua Brasileira de Sinais. O estudante do Ensino Médio aprendeu, no primeiro ano, que todas as línguas passam por mudança.
Dica
Variação linguística. Mudança linguística.
Pergunta 25 de 35
25. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
“São tantas formas de matar um preto
Que para alguns sua morte é justificada
Devia tá fazendo coisa errada
Se não era bandido, um dia ia ser
Por ser PRETO sua morte é defendida
O PRETO sempre merece morrer”.
A estrofe acima é do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza, no Ceará, preparando jovens — em quase sua totalidade negros — para enfrentar as dificuldades impostas pelo racismo estrutural no país.
É a partir da arte que Baticum consegue envolver a juventude em um projeto de fortalecimento dessa população ao promover batalhas de rimas, slams e saraus com temáticas que discutem os problemas sociais. Não por acaso, o tema mais explorado nas rimas, versos e prosas é a violência. De acordo com o mais recente Atlas da violência, em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios, quase 30 assassinatos por 100 mil habitantes, a maioria deles jovens.
O Atlas revela ainda que um neegro tem quase 2,7 vezes mais chance de ser morto do que um branco, o que justifica o movimento de resistência crescente no Brasil.
O uso de citação e de dados estatísticos nesse texto tem o objetivo de
Correto
O uso de citações e dados estatísticos é uma estratégia que contribui para a elaboração da argumentação.
Incorreto
O uso de citações e dados estatísticos é uma estratégia que contribui para a elaboração da argumentação.
Pergunta 26 de 35
26. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade
Correto
O candidato deve perceber que o conteúdo cobrado nesta questão é a função apelativa da linguagem, por meio da qual o leitor é incentivado a realizar uma ação, que pode estar ou não explícita no texto.
Incorreto
O candidato deve perceber que o conteúdo cobrado nesta questão é a função apelativa da linguagem, por meio da qual o leitor é incentivado a realizar uma ação, que pode estar ou não explícita no texto.
Pergunta 27 de 35
27. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023)
A garganta é a gruta que guarda o som
A garganta está entre a mente e o coração
Vem coisa de cima, vem coisa de baixo e de repente um nó (e o que eu quero dizer?)
Às vezes, acontece um negócio esquisito
Quando eu quero falar eu grito, quando eu quero gritar eu falo, o resultado
Calo.
A função emotiva presente no poema cumpre o propósito do eu lírico de
Correto
A função emotiva é aquela por meio da qual o emissor da mensagem fala sobre si. É a mesma que está presente em diários, memoriais descritivos, autorretratos…
Incorreto
A função emotiva é aquela por meio da qual o emissor da mensagem fala sobre si. É a mesma que está presente em diários, memoriais descritivos, autorretratos…
Pergunta 28 de 35
28. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2022)
Notas
Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro que tomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo, e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d’água benta, o fechar do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pela escada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cima e traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um… Isto que parece um simples inventário eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo.
O recurso linguístico que permite a Machado de Assis considerar um capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubas como inventário é a
Correto
A enumeração é um recurso de retórica, caracterizado adição ou listagem de itens, por meio ou não de um síndeto.
Incorreto
A enumeração é um recurso de retórica, caracterizado adição ou listagem de itens, por meio ou não de um síndeto.
Pergunta 29 de 35
29. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2022)
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
Correto
Esta questão exige do candidato o conhecimento sobre a função apelativa da linguagem, explícita no texto por meio do emprego de verbo no modo imperativo (“Não beba”). Além disso, a pista para a resposta está no enunciado por meio do verbo convencer.
Incorreto
Esta questão exige do candidato o conhecimento sobre a função apelativa da linguagem, explícita no texto por meio do emprego de verbo no modo imperativo (“Não beba”). Além disso, a pista para a resposta está no enunciado por meio do verbo convencer.
Pergunta 30 de 35
30. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023 – PPL)
A verdade é que não me preocupo muito com o outro mundo. Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho, portanto, um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável a um homem. Mas mulher sem religião é horrível.
Comunista, materialista. Bonito casamento! Amizade com o Padilha, aquele imbecil. “Palestras amenas e variadas”. Que haveria nas palestras? Reformas sociais, ou coisa pior. Sei lá! Mulher sem religião é capaz de tudo.
RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1981.
Uma das características da prosa de Graciliano Ramos é ser bastante direta e enxuta. No romance São Bernardo, o autor faz a análise psicológica de personagens e expõe desigualdades sociais com base na relação entre patrão e empregado, além da relação conjugal. Nesse sentido, o texto revela um(a)
Correto
Esta questão combina dois conteúdos bem conhecidos do estudante concluinte do Ensino Médio: elementos da narrativa e Romance de 30.
As alternativas de resposta indicam ao candidato que o elemento da narrativa a ser analisado é o narrador; daí, a presença de termos como narrador onisciente (Aquele que conhece todos os aspectos do enredo), narrador personagem (Aquele que participa da narrativa e conhece a história somente a partir do seu ponto de vista), narração em terceira pessoa (Em que o narrador é apenas o observador, podendo ou não conhecer todos os aspectos).
Incorreto
Esta questão combina dois conteúdos bem conhecidos do estudante concluinte do Ensino Médio: elementos da narrativa e Romance de 30.
As alternativas de resposta indicam ao candidato que o elemento da narrativa a ser analisado é o narrador; daí, a presença de termos como narrador onisciente (Aquele que conhece todos os aspectos do enredo), narrador personagem (Aquele que participa da narrativa e conhece a história somente a partir do seu ponto de vista), narração em terceira pessoa (Em que o narrador é apenas o observador, podendo ou não conhecer todos os aspectos).
Pergunta 31 de 35
31. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2023 – PPL)
A ideia de que a língua portuguesa é pertença de todos os seus falantes é hoje quase pacífica. Só meia dúzia de ultranacionalistas portugueses insiste ainda no disparate de se julgar proprietário exclusivo do idioma. Aliás, ao contrário da Commonwealth e da francofonia, a irmandade da língua portuguesa não tem um único centro ou voz dominante, e essa é precisamente uma das suas maiores virtudes.
AGUALUSA, J. E. O Globo, 8 maio 2021 (adaptado)
Nesse texto, o termo “Aliás” articula dois enunciados envolvidos numa mesma relação argumentativa, construindo, para o segundo, uma ideia de
Correto
O texto utilizado nesta questão pode induzir o candidato a pensar que o conteúdo exigido seja variedade linguística; contudo, o que se avalia aqui é o conhecimento sobre o termo “aliás”, palavra denotadora de retificação. Em algumas gramáticas, como a “Moderna gramática portuguesa”, de Evanildo Bechara, ela é classificada como advérbio de retificação.
Incorreto
O texto utilizado nesta questão pode induzir o candidato a pensar que o conteúdo exigido seja variedade linguística; contudo, o que se avalia aqui é o conhecimento sobre o termo “aliás”, palavra denotadora de retificação. Em algumas gramáticas, como a “Moderna gramática portuguesa”, de Evanildo Bechara, ela é classificada como advérbio de retificação.
Pergunta 32 de 35
32. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2022 – PPL)
TEXTO I
O homem atual está sacrificando conhecimentos profundos de qualidade em prol de informações cada vez mais reduzidas, o que dá uma imagem incompleta do mundo em que cremos viver. Por isso as numerosas notícias de hoje serão esquecidas amanhã, uma vez que serão substituídas por outras numerosas notícias. Quanto mais informações tem uma sociedade, um acúmulo excessivo, menos memória guardamos, o que diminui sua profundidade histórica, e, por conseguinte, também
a capacidade que se tem para conduzi-la com as nossas próprias mãos.
O que Maria vê
Seu João não vê
Dentro de cada universo
Cada um enxerga e sente
Com seu cada qual
O que Francisco diz
Bia num entendeu
Já tinha visto tanta coisa
Que na sua cabeça tudo logo se perdeu
Me faz lembrar onde estamos
Digitalmente perdidos
Me faz lembrar nosso rumo
Liquidamente entretidos […]
Lá fora um vendaval (aqui na)
Caverna digital
Ficamos inventando histórias
Uma ilusão perfeita do que era pra ser
Olho que tudo vê
Ela ele você
SCALENE. Magnitite. São Paulo: Red Bull Studios, 2017 (fragmento)
Na comparação entre os dois textos, constata-se que a crítica comum a ambos refere-se ao (à)
Correto
Nesta questão, não se cobra conhecimento gramatical; espera-se, portanto, que o candidato consiga identificar as semelhanças entre os dois textos, que tratam do distanciamento social em tempos de redes sociais.
Incorreto
Nesta questão, não se cobra conhecimento gramatical; espera-se, portanto, que o candidato consiga identificar as semelhanças entre os dois textos, que tratam do distanciamento social em tempos de redes sociais.
Pergunta 33 de 35
33. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2022 – PPL)
TEXTO I
Há uma geração inteira sem conseguir emprego. Grande parte sonha com um concurso público. Não é novidade, multidões sempre correram atrás de emprego municipal, estadual ou federal. Espanta é a disposição para trabalhar em qualquer área, fora do que consideravam sua vocação. Em crise, vocação é ter salário. Há quem continue na casa dos pais, indefinidamente. Ou quem volte. O problema é que nem sempre dá certo. Mães e pais que têm aposentadoria ainda asseguram a sobrevivência dos filhos. É uma geração à deriva.
Ah, a casa da avó! Sinônimo de comidinha gostosa, muita brincadeira, vontades feitas. O imaginário de muita gente traz da infância as melhores lembranças da casa da avó. Mas o que para muitos é apenas um local para brincadeiras e férias, para outros, nos últimos tempos, tem sido sinônimo da casa principal, onde os netos moram e são criados.
Não só o mercado de trabalho levou as crianças para a casa das avós em tempo integral, mas também a sociedade moderna, com o divórcio e as novas constituições familiares. Com o divórcio, a correria do dia a dia no mercado de trabalho e a própria emancipação da mulher, muitas mães delegaram aos avós a tarefa de criar seus filhos.
Esses dois textos têm temáticas diferentes, na medida em que o Texto I trata da volta dos filhos à casa dos pais,
e o Texto II, da permanência dos netos na casa dos avós. Entretanto, eles se aproximam no que diz respeito
Correto
Apesar de o texto II destacar o aconchego da casa dos avós, a pista para a resposta correta está na primeira frase do texto I: “Há uma geração inteira sem conseguir emprego. “
Incorreto
Apesar de o texto II destacar o aconchego da casa dos avós, a pista para a resposta correta está na primeira frase do texto I: “Há uma geração inteira sem conseguir emprego. “
Pergunta 34 de 35
34. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2021 – PPL)
Anatomia
Qual a matéria do poema?
A fúria do tempo com sua matéria e algemas?
Qual a semente do poema?
A fornalha da alma com seus divinos dilemas?
Qual a paisagem do poema?
A selva da língua com suas feras e fonemas?
Qual o destino do poema?
O sol da semântica com suas sombras pequenas?
Qual a pátria do poema?
O caos da vida e a vida apenas?
Além da póetica, predomina a função metalinguística, evidenciada
Correto
Esta é uma questão de nível fácil e cobra um conhecimento do primeiro ano do Ensino Médio: as funções da linguagem.
A função metalinguística serve para dar explicações ou tornar a informação ainda mais precisa. O texto utilizado na questão é metalinguístico, pois propõe a reflexão acerca do fazer poético.
Incorreto
Esta é uma questão de nível fácil e cobra um conhecimento do primeiro ano do Ensino Médio: as funções da linguagem.
A função metalinguística serve para dar explicações ou tornar a informação ainda mais precisa. O texto utilizado na questão é metalinguístico, pois propõe a reflexão acerca do fazer poético.
Pergunta 35 de 35
35. Pergunta
10 pontos
(ENEM 2019 PPL)
Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da
Correto
Esta questão exige do candidato a leitura da imagem, como um texto multimodal; ou seja, composto por texto escrito e imagem.
Para a compreensão do texto, o estudante deve atentar a alguns elementos presentes na imagem: a família retratada encontra-se em um ambiente tão árido, que o chão já apresenta rachaduras. Assim, a prioridade para aqueles indivíduos é a solução para a seca e não a distribuição de aparelhos eletrônicos que, naquele contexto, não seriam úteis.
Incorreto
Esta questão exige do candidato a leitura da imagem, como um texto multimodal; ou seja, composto por texto escrito e imagem.
Para a compreensão do texto, o estudante deve atentar a alguns elementos presentes na imagem: a família retratada encontra-se em um ambiente tão árido, que o chão já apresenta rachaduras. Assim, a prioridade para aqueles indivíduos é a solução para a seca e não a distribuição de aparelhos eletrônicos que, naquele contexto, não seriam úteis.
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