Conto é um gênero textual e apresenta os mesmos elementos de outros textos narrativos: enredo, espaço, tempo, narrador e personagens. Não há um consenso sobre sua estrutura, mas os teóricos de literatura costumam concordar sobre a sua principal diferença em relação a outras espécies narrativas: é um relato curto, desenvolvido em um ou dois ambientes e apresenta poucos personagens. Com a popularização das redes sociais digitais¹, surgiu um novo gênero: o microconto.
O Twitter, rede social criada em 2006, era quase um confessionário nada discreto: os usuários registravam o cotidiano e descreviam o estado de espírito. Escrever um texto de, no máximo, 140 toques tornou-se um desafio para quem queria responder à frase que aparecia na página inicial: “What’s happening?” (“O que está acontecendo?”). Consolidou-se, então, uma característica da comunicação on-line: a concisão verbal.
Não demorou para que o microblog virasse “berço” para um novo tipo de literatura. Os microcontos tornaram-se bastante populares no Twitter, onde a impossibilidade de usar mais do que 140 caracteres consolidou o desafio de contar uma narrativa inteira em poucas palavras.
Os microcontos, por seu tamanho, lembram o haicai, “poema japonês caracterizado pela brevidade, composto de três versos, somando dezessete sílabas, o primeiro e o terceiro com com cinco e o segundo com sete” (SOARES, 1993, p.33). O Haicai é inspirado nas estações do ano e, segundo a tradição japonesa, “estaria em acordo com fases da existência humana: ascensão – apogeu – decadência” (IDEM). Angélica Soares lembra-nos de que Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira foram representantes brasileiros dessa expressão poética, cuja origem data do século 17.
Em sintonia com a expressão literária nascida na internet, alguns professores já incorporaram o Twitter como ferramenta de ensino. Contrariando os que veem com ressalvas o uso de tecnologias digitais no ensino, os alunos aprendem a escrever de forma concisa e aprendem a estrutura de textos narrativos. Veja abaixo algumas sugestões de como usar os microcontos na sala de aula:
Twitter chega à sala de aula ( Jornal O Estado de São Paulo)
Plano de aula: produção de microcontos no Twitter (Revista Nova Escola)
Como trabalhar contos e microcontos na sala de aula (PNLD- Editora Moderna)
Referências:
ALMEIDA, G. Infância. In: SOARES, A. Gêneros literários. 3.ed. São Paulo: Ática, 1993. p.34
SOARES, A. O texto, a teoria. Gêneros literários. 3.ed. São Paulo: Ática, 1993. p. 23-67
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¹ Usamos aqui a expressão redes sociais digitais uma vez que o conceito de rede social já existia nas Ciências Sociais antes do surgimento de ambientes virtuais como Orkut, Facebook e Twitter.
² Agradeço ao F. Amaral por autorizar a cópia do texto publicado em seu blog e em sua página no Twitter.
Gostei muito da explicação! Caso gostem, deixarei um link de venda de um livro com alguns contos e microcontos. Link do livro: https://go.hotmart.com/H54507775D