Em 12 de janeiro, comemora-se o aniversário de dois importantes escritores: o francês Charles Perrault e o brasileiro Rubem Braga. O primeiro nasceu em 1628; o segundo, em 1913.
A história de Charles Perrault está relacionada à origem da literatura infantil. Em 1697, o escritor publicou a obra Histórias ou narrativas do tempo passado com moralidades, que mais tarde ficaria conhecida como Contos da Mãe Gansa. O autor, que já era uma figura importante na sociedade francesa, atribuiu a autoria da coletânea a seu filho adolescente Pierre Darmancourt e dedicou-a ao delfim da França. Na época, o rei ainda era criança e o país era governado por um príncipe regente. Antes dele, La Fontaine já havia publicado o conjunto de fábulas inspiradas na obra de Esopo, porém foi a obra de Perrault que promoveu o gosto francês pela literatura infantil. São contos do escritor: O Gato de Botas, Pele de asno, O pequeno Polegar, O Barba Azul.
O brasileiro Rubem Braga nasceu em 1913 na cidade Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo). Era filho de Raquel Coelho Braga e Francisco Carvalho Braga, dono do jornal Correio do Sul. Já era formado em Direito quando começou a carreira jornalística no periódico O Jornal. Durante o período em que morou em Pernambuco, escreveu para o jornal Diário de Pernambuco e, quando se mudou para o Rio de Janeiro, fundou o Folha do Povo. Braga é considerado por muitos críticos como o maior cronista brasileiro depois de Machado de Assis.
Assista ao vídeo sobre Rubem Braga exibido pela TV Cultura em 2011.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zBEYnWplQLc[/youtube]
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Leia mais no blog:
Leia fora do blog: