A imagem a seguir pode ilustrar o que significa a palavra palíndromo. Observando-a da esquerda para a direita ou o inverso, temos a mesma sequência: duas mãos que se desenham simultaneamente. Em linguagem, o processo é semelhante: palíndromo é uma palavra, frase ou sequência de unidades que podem ser lidas em qualquer direção.
O professor Massaud Moisés explica no Dicionário de termos literários:
Mera curiosidade literária, ou jogo pueril, teria sido criado por Sotades, poeta grego do século III a.C. No entanto, atribui-se a Gregório de Nazianzus o exemplo helênico mais conhecido: “Nispon anomemata me monan opsin” (“Lave seus pecados, não apenas suas mãos”. Um dos mais célebres palíndromos latinos foi encontrado em uma parede em Cirencester, na Inglaterra. Em tradução aproximada, […] teríamos: “Arepo, o semeador (SATOR), segura as rodas [do arado] (TENET ROTAS) durante o trabalho (OPERA)”. (MOISÉS, 2004, p. 334)
Também podemos brincar com os números:
Arnaldo Antunes, compositor e integrante da banda Titãs, é autor de livros de poesia – como Tudo e Psia – e foi estudante de Linguística pela USP. Como poeta, concedeu uma entrevista à Revista Língua Portuguesa em que explicava a poesia rio.
Às vezes, a criação exige uma dada forma, não aconteceria de outro jeito. Um poema como, por exemplo, o rio: o ir, publicado em meu livro 2 ou + corpos no mesmo espaço, numa versão circular, com inversão da posição de algumas letras. A ideia de movimento nele está tão integrada a essa versão gráfica que o poema não se realizaria se não fosse assim. Isso de o rio encarnar a própria metáfora do ir só se efetiva porque o palíndromo é multiplicado nesse círculo. (JUNIOR, 2006, p. 16)
Em 2001, o cineasta Philippe Barcinski dirigiu o curta-metragem Palíndromo, que recebeu prêmios nos festivais de Cannes e Gramado. A história era mostrada em ordem cronológica, porém com a câmera posta de cabeça para baixo e com o filme posto ao contrário. Ao ser editado e montado, a história começava pela última cena e o espectador via a sucessão invertida dos acontecimentos; os personagens andam de costas e a música também é reproduzida de forma invertida. Veja abaixo um trecho do filme:
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Referência:
JUNIOR, L.C.P. Concretas palavras. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, 2006, p. 16.
MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 2004.