“Senhora, nós vamos estar enviando” é o título de um dos primeiros textos publicados no Conversa e o objetivo, na época, era abordar o uso equivocado que se faz do gerúndio – umas das formas nominais do verbo. Nunca é demais lembrar um conceito e, por isso, escrevo o segundo artigo sobre o tema.
Naquele texto, eu fazia a seguinte observação:
Esta construção esquisita tem sido chamada de gerundismo. O gerúndio tem, na língua portuguesa, duas funções: indicar a continuidade da ação, como na frase “Ele continua lendo aquele livro“, na qual se fala de uma ação iniciada no passado e ainda não concluída, como a que está presente na forma ” Ele anda lendo um livro“, uma expressão coloquial de sentido semelhante à anterior.
O gerúndio apresenta duas formas: uma simples (lendo) e outra composta (tendo ou havendo lido). Em sua forma simples (aquela terminada em –ndo, como em falando, comendo, agindo), expressa uma ação contínua. Em sua forma composta, com dois verbos, indica uma ação durativa ou uma ação concluída antes da expressa pelo verbo da oração principal.
Exemplos:
“Estou ligando para a casa de meus avós.” A locução verbal indica que há uma ação em processo.
“Tendo terminado as tarefas domésticas, a menina foi ao cinema com as amigas.” A ação concluída antecipa a saída com as amigas.
“Eu ando acordando indisposta.” A locução enfatiza uma ação durativa ou a insistência de um acontecimento.
“A conversa estava boa, o tempo foi passando e perdemos a hora do ônibus.” O verbo ir seguido de gerúndio expressa uma ação durativa realizada progressivamente.
Na linguagem popular, pode substituir a forma imperativa: “Andando!” (=Vá andando! Ande!).
Na construção que originou nossa reflexão, o problema reside no fato de não existir ali uma ação durativa. A intenção da atendente, ao dizer “Vamos estar enviando”, é comunicar ao cliente o procedimento de sua operação, que certamente não duraria o dia inteiro.
mais simples e correto ” Senhora, enviaremos…
acho uma palhaçada esta discursão de gerundio ,se ele existe vamos falar. ok……………
Na verdade o uso excessivo e incorreto do gerundio ainda é uma realidade irritante da abordagem por atendentes de telemarketing. Seria interessante a orientação desses profissionais através de treinamento específico. Muito bom o seu texto! Deveria ser incluído no tal treinamento.(rs)
Oi Andréa,
como você informou na 1ª frase, o pessoal que cometia muito esse "gerundismo" eram os atendentes de telemarketing. Esse fato foi tão debatido na mídia, e até mesmo as novelas inseriram esse tema em suas tramas, que podemos perceber a queda do gerúndio nas informações desses respectivos funcionários.
Adorei o seu post. Muito esclarecedor.