Eu sou Andréa Motta. Sou professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira desde 1997. Em 2008, eu criei o blog Conversa de Português e vou compartilhar a minha história com você.
Sou professora desde os 17 anos, idade com que terminei o Curso de Formação de Professores, no Colégio Estadual Heitor Lira, no Rio de Janeiro. O gosto pela leitura fez-me ingressar no Curso de Letras por duas vezes: a primeira em 1993, para fazer o bacharelado e a licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de onde saí em 1997 e a segunda em 2000, para cursar Língua Portuguesa e Língua Italiana, que concluí em 2003. Em 1998, fiz o curso de pós-graduação Lato Sensu em Teoria Literária na mesma instituição. Atualmente, sou professora da rede federal de Educação.
Criei também os blogs Leio o Mundo Assim e Literatura na corda (ambos sem atualização), sendo o segundo resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido sob minha orientação. Orientei, ainda, a elaboração do blog Lobatize, desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio, como parte do projeto O petróleo na produção literária de Monteiro Lobato. Editei o blog católico Pastoral Afro-Brasileira da Matriz de Santa Rosa de Lima (RJ) e agora edito o blog católico da Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Cristo Rei.
Se quiser saber mais sobre a minha formação e minha vida profissional, acesse meu Currículo Lattes.
A história do blog
Originalmente, os blogs foram criados para serem páginas pessoais em que seus autores pudessem expor o seu dia a dia. No início, eles eram uma espécie de diário que deixou as páginas dos cadernos e assumiu novo formato. O blog Conversa de Português foi criado após a observação de que cada vez mais profissionais usam este tipo de site para divulgar textos referentes às suas áreas de atuação, mas a ideia original surgiu em um quadro diário, apresentado na Webrádio Maspa (2007). Em 2008, alunos, que não sabiam do programa na rádio, sugeriram a criação de um blog em que fossem publicados os resumos de minhas aulas.
Embora não haja nenhum vínculo com a instituição em que trabalho, Conversa de Português foi criado para ser um instrumento extraclasse no ensino de Língua Portuguesa, mas isto não restringe o acesso apenas a estudantes. Em 2010, o blog virou uma rede social hospedada na plataforma Ning, mas foi interrompida, uma vez que o espaço gratuito passou a ser pago (Já contei essa fase no texto E eu sou grata). Posteriormente, o blog tornou-se também um espaço virtual para o debate sobre Educação, o que aconteceu por meio de entrevistas realizadas com outros profissionais da área e comentários deixados pelos leitores.
Encontre o blog nas redes sociais:
O Conversa de Português está presente em diversas redes sociais, espaço que utilizamos para divulgar os textos do blog e outras sugestões de leitura. Veja onde nos curtir e seguir:
- Facebook – CPortugues
- Fórum para professores – Conversa de Português: Sala dos professores
- Twitter – @cportugues
- YouTube – Conversa de Português
- Pinterest – CPortugues
- SoundCloud – ConversaCast
- Spotify – ConversaCast
- Instagram – Conversa de Português
- Telegram – CPortugues
Colaborações em outros blogs:
A viagem de Théo (Blog O que elas estão lendo? 3 dez. 2008)
51 perguntas para um blogger (Blog Meiroca ─ 19 out. 2009)
Lugar de estudar é na biblioteca? (Blog Caldeirão de Ideias ─ 16 out. 2012)
Referência ao Conversa de Português em artigo acadêmico:
O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais -relato de experiência , de Carolina Schulz, Diego Geisel, Heloisa Costa, Rosana Souza. (artigo em PDF). ─ De acordo com os autores, o blog Conversa de Português serviu de inspiração para uma atividade de ensino da língua espanhola.
Ensino de língua portuguesa mediado pelas tecnologias digitais, de Anair Valéria Martins Dias e Fabíola Sartin Dutra Parreira Almeida (artigo em PDF) ─ Segundo as autoras, a pesquisa considerou 8 blogs de língua portuguesa e a avaliação feita por leitores no sistema de comentários desses sites.
Educação e tecnologia: onde estão os entraves e uma possível solução para a prática pedagógica, Niuza Eugênia do Amaral Lima e Aldalice Teixeira Costa (arquivo em PDF) ─ Nesse artigo,publicado em 2013, as autoras levantam hipóteses sobre a dificuldade que docentes têm em aderir às tecnologias digitais na sala de aula.
Indicações:
INFOENEM ─ Os 10 melhores sites e blogs do Brasil (Gramática)
Guia do Estudante Abril ─ 20 blogs para ajudar você nos estudos.
Portal Acessa Escola da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo ─ Blogs Língua Portuguesa
Prefeitura de Fortaleza ─ Pra pesquisar
Prêmios
TOP BLOG 2015/2016 ─ 1º lugar na editoria EDUCAÇÃO (Categoria Blog). Voto do júri técnico.
TOP BLOG BRASIL 2013/2014 ─ 2º lugar na editoria EDUCAÇÃO. Voto do júri técnico.
Para entrar em contato, preencha nosso formulário.