A coesão textual é como uma corrente ou como as costuras de um tecido: se um elo se parte ou se uma costura sai do lugar, o texto fica mal construído. O que fazer, então, para estabelecer a coesão? Quais são os mecanismos gramaticais utilizados?
Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos. Vejamos um trecho de Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato:
Aquele célebre passeio dos netos de Dona Benta ao País da Gramática havia deixado o Visconde de Sabugosa pensativo. É que todos já tinham inventado viagens menos ele. Ora, ele era um sábio famoso e, portanto, estava na obrigação de também inventar uma viagem e das mais científicas. Em vista disso, pensou uma semana inteira, e por fim bateu na testa, exclamando numa risada verde de sabugo embolorado:
─ Heureca! Heureca!
Emília, que vinha entrando do quintal, parou , espantada, e depois começou a berrar de alegria:
─ O Visconde achou! O Visconde achou! Corram todos! O Visconde achou!
A gritaria foi tamanha que Dona Benta, Narizinho e Pedrinho acudiram em atropelo.
─ Que foi? Que aconteceu?
─ O Visconde achou! – repetia a boneca entusiasmada. – O danadinho achou!…
─ Mas achou que coisa, Emília?
─ Não sei. Achou. Só. Quando entrei na sala, encontrei-o batendo na testa e exclamando:”Heureca”. Heureca é uma palavra grega que quer dizer “achei!”. Logo, ele achou.
Observe as palavras destacadas no texto. A que elas se referem? Em “Aquele passeio…”, o pronome demonstrativo faz alusão ao passeio que a turminha do sítio fizera ao País da Gramática; em “todos já tinham inventado…”, o pronome indefinido também faz referência aos personagens; em “menos ele”, o pronome pessoal substitui Visconde de Sabugosa, assim como acontece em “encontrei-o”; “Em vista disso” substitui todo o trecho em que o narrador conta a ideia do sabugo de milho. Tais informações são facilmente notadas pelo leitor e são resultados do uso de recursos de coesão textual.
A coesão estabelece relações de sentido. Alguns autores citam alguns fatores de coesão e veremos alguns deles: a referência, a substituição e a conjunção.
Coesão referencial
A referência pode ser pessoal, demonstrativa, comparativa. A pessoal é feita por meio de pronomes pessoais e possessivos (“Quando entrei na sala, encontrei-o batendo na testa”); a demonstrativa utiliza pronomes demonstrativos de advérbios de lugar (“Aquele célebre passeio dos netos”); e a comparativa é feita por meio de similaridades, como aparece em um outro trecho da obra:” A minha viagem é um pouco diferente das outras“.
Substituição
A substituição consiste na colocação de um termo em lugar de outro ou uma oração inteira. É um recurso que evita a repetição de um termo em particular, como sugerimos em Como evitar repetições no texto?.
Conjunção
A conjunção estabelece relações entre termos ou orações em um texto. As conjunções usadas como elementos coesivos são as aditivas, adversativas, causais e temporais: “Quando entrei na sala, encontrei-o batendo na testa.”
Gostaria apenas de mais exemplos
Muito obrigada pela explicação, estou estudando para prestar vestibular na UFJF, quem acha “chato” provavelmente terá diculdades quando cair estas questões no Vestibular ou Enem. Forte abraço !
eu achei muito completo e bom
Achei ótimo esse texto, me ajudou a compreender mais o que é a coesão textual
Graziela, o conceito de coesão textual está explícito no texto e você ainda pode conferir os links listados no final do artigo. Obrigada pela visita!
essas professoras inventam cada coisa ccccccccccccccchhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaatttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Caroline, o que você achou tão chato ou não compreendeu no texto? Seja mais específica!
Redação – O terror de quem não lê o.O
e chaaaaatoooooo demaiiiiiiisssssssssss
Lendo seu texto aprendi novas maneiras de unir os elos das minhas correntinhas de letras. Beijos.