Vanda Maria Elias é doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP e integra o Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Em Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita – obra de que é organizadora – Vanda Maria reúne textos de pesquisadores dedicados a estudos que buscam estabelecer relações entre as teorias do texto e as de ensino.
O livro é composto por dezoito capítulos divididos em três partes: oralidade, escrita, leitura. Na primeira, os autores discutem a abordagem do ensino no que diz respeito à oralidade . Um dos principais questionamentos é o fato de a escola privilegiar apenas a modalidade escrita da língua. Crescitelli e Reis – no capítulo “O ingresso do texto oral em sala de aula” – reforçam a necessidade de um ensino atento às variações linguísticas, como determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), cujos fundamentos teóricos são mais linguísticos do que gramaticais.
A segunda parte apresenta a escrita como uma atividade de interação entre o escritor e o leitor. Os pesquisadores questionam a produção textual em sala de aula: Para quê e para quem o aluno escreve? Quais são os problemas de escrita apresentados pelos estudantes? A escola promove o trabalho de reescrita? As mídias sociais interferem na produção textual escolar?
A terceira parte e última parte trata da leitura como atividade de construção de sentidos. Os seis autores indagam de que maneira o aluno compreende o texto lido, que tipos de inferências é capaz de realizar, quais são as pistas de leitura oferecidas pelos diversos gêneros textuais e questionam se a escola forma, de fato, leitores competentes.
ELIAS, V. M. (org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011