Para viver um grande amor,
é preciso sagrar-se cavaleiro
ser da dama por inteiro
para viver um grande amor…
(Vinícius de Moraes)
O Trovadorismo foi um movimento literário que se estabeleceu nos séculos XII a XIV na Península Ibérica e o sul da França. Como já explicamos em outro texto, o movimento recebeu esse nome, pois o compositor das cantigas medievais era chamado de trovador. Neste texto, farei a descrição de uma atividade realizada por mim com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Em 2014, realizei atividade semelhante com o tema Romantismo, o que foi descrito no texto Romantismo: o Brasil em letra de música.
A apresentação do tema foi feita em duas aulas:
1ª aula:
No início da aula, eu apresentei aos alunos os textos Ai flores de verde pino e Quer’eu a moda provençal, do rei trovador D. Dinis. Os textos foram apresentados em galego-português e português moderno:
Ai flores de do verde pino
Dom Dinis
– Ai flores, ai flores do verde pino,se
Sabedes novas do meu amigo?
Ai, Deus, e u é?
Ai flores , flores do verde ramo,
Se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
Aquel que mentiu do que pôs comigo?
Ai Deus e u é?
– Vós me perguntastes pólo voss’amigo?
E eu bem vos digo que é san’ e vivo:
Ai , Deus, e u é?
– Vós me perguntastes pólo voss’amado?
E eu bem vos digo que é vivo e sano:
Ai , Deus, e u é?
E eu bem vos digo que é san’ e vivo,
E será vosc’ant’o prazo saído.
Ai, Deus, e u é?
E eu bem vos digo que é vivo e sano
E será vosc’ant’ o prazo passado.
Ai, Deus, e u é?
Ai flores de do verde pino
(Versão em português moderno)
-Ai, flores, ai flores do verde pinheiro,
Sabeis notícias do meu amigo?
Ai, Deus, onde está?
Ai, flores, ai flores do verde ramo,
Sabeis notícias do meu amado?
Ai, Deus, onde está?
Sabeis notícias do meu amado?
Aquele que não cumpriu o que tinha jurado?
Ai, Deus, onde está?
– Vós me perguntais pelo vosso amigo?
E eu bem vos digo que está são e vivo.
Ai, Deus, onde está?
Vós me perguntais pelo vosso amado?
E eu bem vos digo que está vivo e são.
Ai, Deus, onde está?
E eu bem vos digo que está são e vivo
E estará convosco antes de terminar o prazo.
Ai, Deus, onde está?
E eu bem vos digo que está vivo e são
E estará convosco antes de passar o prazo.
Ai, Deus, onde está?
Após observar o conteúdo e a estrutura dos textos, os alunos receberam material teórico sobre a história e principais características do Trovadorismo. Material semelhante, exclusivo dos leitores do blog Conversa de Português, pode ser baixado NESTE LINK (Será aberta uma pasta do OneDrive). Em seguida, eu apresentei a canção Para viver um grande amor, de Vinícius de Moraes, e pedi à turma que identificasse semelhanças entre os textos medievais e o texto do século XX.
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Ao final, eu avisei aos alunos que a tarefa de casa seria uma pesquisa musical: eles deveriam levar, na aula seguinte, músicas que, de algum modo, os fizesse lembrar os temas do Trovadorismo: a saudade cantada pela moça à espera de seu amado (cantiga de amigo), o amor cortês do jovem que declara sua paixão pela musa inalcançável (cantiga de amor), a devoção religiosa do rei (cantigas de Santa Maria), a denúncia dos maus feitos (cantiga de escárnio e cantiga de maldizer).
2ª aula: O Trovadorismo como influência para a música
Na aula anterior, os alunos ficaram sabendo que poderiam ler o texto escolhido, levar instrumentos musicais para a sala ou apresentar uma mídia com a música escolhida. A tarefa consistira em apresentar sua canção e justificar sua escolha com base na aula teórica sobre o tema. Abaixo eu coloquei apenas algumas canções escolhidas pelos alunos; o critério utilizado para a escolha foi a capacidade de o aluno relacionar a poética musical escolhida ao seu saber sobre o Trovadorismo. Abaixo de cada player segue um resumo da justificativa apresentada pelo aluno.
Alguém que te faz sorrir (Fresno)
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Comentário da aluna: Na cantiga de amor cortês, o trovador coloca-se como vassalo do sentimento amoroso e declara todo o seu amor à uma mulher que ele não pode ter, pois ela já é comprometida com outro homem. Na música escolhida, o eu lírico diz que a dama não o “enxerga”, mas ele faz canções para ela ouvir com outra pessoa (“E hoje eu estou aqui / Sem ter lugar pra ficar / Escrevendo canções pra que / Você possa escutar /Com outro alguém do seu lado…”).
Me namora (Natiruts)
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Comentário do aluno: O texto não se associa a apenas um tipo de cantiga, pois contém traços da cantiga amor e da cantiga de amigo. O eu lírico é masculino e demonstra sua devoção à amada, ao mesmo tempo em que diz acreditar ser correspondido e imagina a musa sofrendo por amor (“Me namora, pois quando eu saio eu sei que você chora / E fica em casa só contando as horas / Reclama só do tempo que demora”).
Leia mais no blog:
Sensacional!