A ortografia da língua portuguesa foi alterada por um acordo celebrado, em 1990, pelos países de língua portuguesa. Após muito debate entre a comunidade lusófona e muitos decretos propondo o adiamento, finalmente o documento entrará em vigor; a partir de 1 de janeiro de 2016, a ortografia estabelecida pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será a única utilizada pelos países em que essa língua é a oficial.
Para nós, brasileiros, a data pode passar completamente despercebida, visto que aqui o período de adaptação deveria ter sido concluído em 31 de dezembro de 2012; um decreto da Presidência da República, no entanto, adiou a implementação, a fim de que o Brasil assumisse a nova ortografia junto com Portugal, que ainda não havia acatado a decisão da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
Se não conseguir visualizar o player, veja no YouTube.
No período de 2009 a 2012, publiquei aqui no blog uma série de artigos com o propósito de facilitar a adaptação dos leitores à nova ortografia. Criei uma série intitulada Acordo Ortográfico, em que analisei as vinte e uma bases que compõem o texto do Acordo; no último texto, disponibilizei um arquivo em PDF com as mudanças mais significativas. Hoje, publico uma nova versão do meu arquivo: ele contém a história das mudanças ortográficas ocorridas em nossa língua no período de 1931 a 2012 e as dicas que já constavam no primeiro material.
Para baixar o material EXCLUSIVO deste blog, acesse https://bit.ly/novaortografiacp