A estrutura básica de um parágrafo-padrão é constituída por tópico frasal, desenvolvimento e conclusão – um modelo que reflete a construção geral de um texto dissertativo-argumentativo. Neste post, vamos observar a elaboração do desenvolvimento de um parágrafo.
Garcia (2007) aponta algumas qualidades do parágrafo e da frase em geral. Vejamos algumas delas:
I. Tópico frasal explícito
Já explicamos, em outro texto, que o tópico frasal contém a ideia principal do parágrafo e apresentamos algumas das diversas feições que tal elemento pode assumir: declaração inicial, definição, divisão e interrogação.
Em que consistiria o domínio do português padrão? Do ponto de vista da escola, trata-se em especial (embora não só) da aquisição de determinado grau de domínio da escrita e da leitura. É evidentemente difícil fixar os limites mínimos satisfatórios que os alunos deveriam poder atingir […]. (POSSENTI, 2012, p. 19)
II. Evite detalhes irrelevantes ou redundantes
Observe o exemplo:
O assassínio do presidente Kennedy, naquela triste tarde de novembro, quando percorria a cidade de Dallas, aclamado por numerosa multidão, […] chocou a humanidade inteira não só pelo impacto emocional provocado pelo sacrifício do jovem estadista americano, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva. (GARCIA, 2007, p. 271 – adaptado)
Os pormenores sublinhados são dispensáveis para a compreensão do texto. Vejamos como fica o mesmo texto sem os trechos sublinhados:
O assassínio do presidente Kennedy chocou a humanidade inteira não só pelo impacto emocional, mas também por uma espécie de sentimento de culpa coletiva.
III. A mesma ideia-núcleo não deve vir fragmentada em parágrafos distintos.
Como já explicamos em nosso texto sobre o tópico frasal, o redator deve sempre lembrar que cada parágrafo corresponde a uma ideia a ser desenvolvida. Observe um caso em que a ideia-núcleo foi espalhada por diversos pseudoparágrafos:
Diversos fatores têm sido responsáveis pelas transformações que se estão verificando na região de colonização estrangeira.
O rádio é um deles; o cinema, o outro; a facilidade de transportes, com estradas e veículos igualmente. (GARCIA, 2007, p. 273 – adaptado)
Note que o tema é o mesmo nos dois “parágrafos”; o segundo apresenta apenas a explanação dos fatores citados no tópico frasal.
IV. Estabeleça coerência e coesão
Podemos dizer que a coerência está relacionada à “possibilidade de estabelecer um sentido para o texto” (KOCH, 2004, p. 21), enquanto a coesão é a relação estabelecida entre as partes do texto. Sugerimos a leitura do texto Coesão: como costurar as parte do texto?.
Referências bibliográficas:
GARCIA, O.M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: 2007.
KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012.