Eu e meus alunos do último ano do Ensino Médio estamos estudando dois importantes gêneros textuais: o resumo e a resenha. Uma das dificuldades que os estudantes costumam relatar é a dificuldade que sentem para selecionar os dados mais relevantes do texto a ser resumido. Assim, mostrei aos alunos um dos processos essenciais na redação de resumos: a sumarização.
Antes de produzir o resumo, é importantíssimo compreender o sentido do global do texto a ser resumido. Inicialmente, fazemos uma leitura inspecional (aquele nível em que o leitor apenas “passa os olhos” pelo texto), em busca de algumas informações: Quem é o autor? Qual é o gênero textual? Quando e onde foi publicado? Qual é o tema? Posteriormente, buscamos identificar as principais ideias do texto por meio da compreensão de vocabulário e, por último, localizamos as informações mais relevantes. É nesse ponto que surge o problema do redator: como apresentar tais dados sem escrever um resumo muito longo e sem ignorar os dados importantes do texto original? É nesse ponto que observamos o quanto o processo de sumarização é fundamental!
Anna Rachel Machado (2004) indica, pelo menos, sete estratégias de sumarização. Eu selecionei alguns textos e os sumarizei, com base nas estratégias listadas pela autora.
1.Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir do conhecimento de mundo.
Exemplo:
Após o céu ficar cinza, caiu um imenso temporal.
Sumarização: Caiu um imenso temporal.
Informações excluídas e comentário: O fato de o céu ficar cinza antes do temporal é inferível, devido ao nosso conhecimento de mundo.
2. Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicação.
Exemplo:
Em termos de estrutura narrativa, isto é, a forma como são apresentados os fatos narrados, o romance de 30 é, fundamentalmente, linear. (DACANAL, 2001, p. 17)
Sumarização: Em termos de estrutura narrativa, o romance de 30 é linear.
Informações excluídas e comentário: A oração introduzida por “isto é” é a explicação de “estrutura narrativa”.
3. Apagamento de exemplos.
Exemplo:
Vestido de noiva
Uma característica inovadora desta peça de Nelson Rodrigues está no uso poético e provocador que ele faz das rubricas, as indicações para a cena que o autor põe no texto como orientação. Por exemplo, há homens e mulheres que são descritos como “inatuais”. O que quer dizer isso? A certa altura, a rubrica diz que Alaíde apanha um ferro “ou coisa que o valha” para malhar a cabeça de Pedro, seu marido. Que “coisa que o valha é essa?” (AGUIAR, 2004, p. 85)
Sumarização: Uma característica desta peça é o uso inovador que o autor faz das rubricas.
Informações excluídas e comentário: As estratégias utilizadas foram o apagamento de expressões explicativas e apagamento dos exemplos.
4. Apagamento das justificativas de uma afirmação.
Exemplo:
O principal suspeito de assassinato era o marido: era ciumento e não tinha um álibi. (MACHADO, idem, p. 26)
Sumarização: O principal suspeito de assassinato era o marido.
Informações excluídas e comentário: as orações eliminadas indicam os motivos pelos quais o marido foi considerado suspeito.
5. Apagamento de argumentos contra a posição do autor.
Exemplo: A pena de morte tem muitos argumentos a seu favor, mas nada justifica tirar a vida do semelhante. (MACHADO, idem, p. 26)
Sumarização: Nada justifica tirar a vida do semelhante.
Informações excluídas e comentário: O período é coordenado pela conjunção “mas” que une duas ideias opostas. A posição do autor está explícita na segunda oração.
6. Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos.
Exemplo:
Miguilim (trecho)
Um certo Miguilim morava com a mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em um ponto remoto no Mutúm. (ROSA, 2001, p. 7)
Sumarização: Miguilim morava com a família, longe dali, no Mutúm.
Informações excluídas e comentário: Algumas informações do texto original foram reformuladas e substituídas por outras mais genéricas (o trecho “mãe, pai e seus irmãos” foi substituído por “família”); o adjunto adverbial de lugar “longe, longe daqui…” foi reescrito para eliminar o advérbio recorrente e adequar a escrita a um texto na terceira pessoa do discurso (“longe dali“). Também utilizei o apagamento de umas das informações, que servia apenas para intensificar a descrição sobre a distância do local (“muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas”).
7. Conservação de todas as informações, dado que elas não são resumíveis.
Exemplo:
A linguística moderna surge quando Saussure, no Curso de Linguística Geral (1969), estabelece seu objeto.
Comentário: As informações não são resumíveis.
Podemos concluir que o processo de sumarização envolve a compreensão global do texto, por meio da qual são identificadas a ideia principal e as secundárias.
Confira no blog:
Como fazer um bom resumo? – Veja quais são as outras características do gênero textual resumo.
Referências bibliográficas:
AGUIAR, F. Apresentação da peça. In: RODRIGUES, N. Vestido de noiva. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
DACANAL, J.H. Romance de 30. 3.ed. Porto Alegre: Novo Século, 2001.
MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
ROSA, G. Manuelzão e Miguilim. 11.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
Obrigado pelos esclarecimentos, tenho que fazer um resumo e vou seguir estas dicas.
que artigo maravilhoso, não conhecia essa técnica, muito obrigado professora.
Miriam, na verdade, você conhece, sim! É o que costumo dizer aos meus alunos: sumarização é um processo mental que todos nós usamos quando vamos contar algo a alguém. Obrigada por visitar o blog!
faz tempo que não vejo algo com essa qualidade, parabens pelos artigos, continue falando sobre esses assuntos, abraço
Artur, obrigada pela visita ao blog!
Obrigado, professora. Forte abraço.
Era um cálculo matemático estranho: meu professor diria pra resumir 200 pp em 20 pp… As vezes sinto q já entendi o texto, mas como não consegui resumi-lo nos cerca de 10% o resumo não ficou “adequado”.
Esqueça a história dos 10%!
Professora, obrigado. Na verdade essa é uma dúvida antiga. Durante minha Graduação em História um professor de 1o periodo nos obrigava a resumir em 10% do original. Sempre acreditei q um resumo menor q 10% era “pobre”. Vou tentar me preocupar mais com a qualidade do que com a quantidade.
Obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho!
Elias, obrigada por retornar!
Pense no resumo de uma tese ou dissertação de 200 páginas. Qual seria o tamanho de seu resumo? Veja como a história (sem trocadilhos) dos 10% não tem o menor sentido prático! Qual seria a base dessa porcentagem: páginas? Palavras? O quê?
Gostaria de saber qual deve ser o tamanho de um resumo em relação ao texto original (10%?, 5%?…)
Elias, produção textual não é matemática! Não existe uma porcentagem ideal determinada para esse (ou qualquer outro) gênero textual. O que existe é uma Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina a quantidade de palavras dependendo do tipo de trabalho acadêmico em que o resumo se insere. Sugiro que você procure a NBR 6028:2003 e veja lá os diversos tipos de resumos acadêmicos existentes e o tamanho sugerido para cada um deles: de 50 a 500 palavras.
Gostaria de saber se no resumo devemos parafrasear ou podemos utilizar as mesmas palavras do texto original.
Helen, como eu expliquei no texto, o resumo é uma seleção das informações mais relevantes. Sugiro a leitura também de outro artigo do blog: http://conversadeportugues.com.br/2013/04/resumo/