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Utilizando neurociências e tecnologia para melhorar a aprendizagem durante a pandemia

A pandemia e a quarentena pegaram todo mundo de surpresa e muitos educadores tiveram que rapidamente se adaptar ao uso de tecnologia para continuar com o ensino dos alunos. Entretanto, muitos deles ainda não estão confortáveis o suficiente com o ensino remoto e se perguntam como é possível usar a tecnologia de forma eficiente não só para os estudantes, mas também para os professores.

Uma forma de manter o processo de ensino-aprendizagem eficiente é utilizar metodologias e estratégias que tenham base científica. Ou seja, que já tenham sido estudadas, testadas e validadas. Outra forma é utilizar ferramentas que automatizem parte do trabalho manual dos professores, para que eles tenham mais tempo para fazer o que fazem de melhor: ensinar!

Pensando nessas duas linhas, nós criamos a Seneca: uma plataforma online gratuita, que já é usada por mais de 4 milhões de professores e estudantes. Nós oferecemos milhares de listas de atividades para alunos, todas utilizando metodologias ativas e baseadas em neurociências. Além disso, essas atividades são corrigidas automaticamente pela plataforma e os professores recebem um relatório detalhado com as notas. Ou seja, além de melhorar a aprendizagem dos alunos, a Seneca também reduz a carga de trabalho do professor.

Quais são as metodologias científicas que nós usamos? Elas são baseadas em 2 pilares principais. 

1.    Prática de recuperação de memória

Essa é uma técnica já bastante replicada e corroborada pelas neurociências e por professores. É a ideia de que se aprende melhor quando se resolve problemas e responde questões do que quando lemos textos de forma passiva.

Então, o uso de testes e questionários como forma de aprendizagem – não como forma de avaliação pura para passar ou reprovar de ano – é uma excelente forma de melhorar o aprendizado dos alunos.

A plataforma Seneca é inteiramente construída dessa forma. Nós optamos por oferecer nosso material como centenas de perguntas e exercícios, em vez de leituras longas. Além de favorecer a aprendizagem, esse tipo de metodologia também é mais motivadora, interativa e engajadora para os alunos. Isso é muito importante, principalmente durante a quarentena, quando vários alunos estão desmotivados.

Adaptabilidade

Como professores, sabemos que nossos alunos diferem quanto a suas dificuldades e facilidades, certo? Por isso, é importante que o ensino seja adaptado a cada um deles, de forma a otimizar sua aprendizagem.

A Seneca desenvolveu um algoritmo inteligente, publicado em revistas científicas, que analisa as respostas de cada aluno em tempo real e seleciona novos exercícios para cada um deles. Dessa forma, é montada uma trilha de aprendizagem individual para cada estudante, aumentando seu aprendizado.

Como professor, você seleciona qual tópico quer passar de atividade, a plataforma seleciona os exercícios específicos dentro daquele tópico baseado no progresso de cada aluno, e você recebe um relatório detalhado sobre o desempenho deles. Tudo isso de graça e de forma automática.

Além disso, a Seneca pode ser integrada ao Google Classroom e a outras plataformas, para ficar mais fácil ainda de passar as atividades para seus alunos online. Eu até fiz um vídeo mostrando como fazer essa junção das plataformas.

A Seneca tem materiais gratuitos para ensino fundamental, ensino médio e pré-ENEM. Clique AQUI para conhecer nosso projeto e ajudar seus alunos a aprender ainda melhor. Também te convido para entrar no nosso grupo do Facebook, com mais de 10 mil professores participantes!


Autora convidada: Dr Flávia S Belham

PhD em Neurociências pela University College London, Professora de Ciências e Cientista Chefe da Seneca Learning – a plataforma online gratuita com mais de 4 milhões de usuários. Email: [email protected]

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Autor convidado

"Autor convidado" é uma coluna do blog, em que são publicados textos enviados por convidados da professora Andréa Motta.

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