Alguns dias atrás, eu pedi uma ajuda aos meus seguidores nas redes sociais: suas sugestões para uma lista com os 10 livros que um graduando em Letras precisa ler. Para isso, criei um formulário que deveria ser preenchido com dados básicos sobre o livro indicado: autor, editora, número de páginas e ─ é claro! ─ um resumo que justificasse a indicação.
Havia a possibilidade de o leitor divulgar seu próprio site ou perfil em alguma rede social, mas nenhum enviou link para ser publicado. Recebi apenas oito sugestões, mas algumas foram descartadas por não atender ao que fora solicitado: dois seguidores deram a mesma sugestão (compilei os textos enviados por ambos); houve até indicações sem especificação do título da obra (por exemplo, o leitor escreveu apenas “gramática”); outra continha apenas quatro palavras no resumo; uma outra apresentava um texto que não se relacionava com o livro sugerido. Desse modo, a lista contém apenas três títulos enviados pelos leitores e foi completada por mim.
As duas listas demonstram o óbvio na formação do profissional de Letras, principalmente se ele também estiver se preparando para ser um professor: o graduando nessa área não lê apenas textos literários e gramáticas. Apesar do que as pessoas pensam, a nossa formação é muito mais ampla do que isso.
Lista dos leitores
1. A língua de Eulália, de Marcos Bagno
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 16.ed. São Paulo: Contexto, 2008. 219p.
Indicação dos seguidores Gabriel Mira e Jerônimo Ferreira.
A língua de Eulália é uma novela sociolinguística sobre três universitárias da capital que vão passar as férias num sítio na casa da tia de uma delas: a professora de linguística, Irene. Por meio da obra, o autor aborda o preconceito que temos com quem não domina a norma culta da língua. Eulália, uma cozinheira, representa bem o papel do não-falante do português padrão e, por meio dela, iremos fazer profundas reflexões do que é adequado e inadequado na norma culta.
2. Casa de pensão, de Aluísio Azevedo
AZEVEDO, Aluísio. Casa de pensão. São Paulo: Martin Claret, 2013. 340 p.
Indicação do seguidor Odair Dias.
Romance estruturado segundo os padrões estéticos do Realismo-Naturalismo, relata a vinda do maranhense Amâncio de Vasconcelos e a sua estada na Corte ao cursar o primeiro ano na Escola de Medicina. À luz das teorias deterministas, são descritas a rotina local, sublinhando com fina ironia a degradação e a imoralidade que caracterizam o pensionato onde se instala Amâncio.
3. Dom Casmurro, de Machado de Assis
Indicação da seguidora Jussara Soares. Ela não indiciou nenhuma edição específica, mas a obra pode ser baixada em PDF no site Domínio Público.
Trata-se de um grande mistério, bem descrito nas reações dos personagens e mostra um viés da psique . Além de trazer um contexto histórico da sociedade carioca da época.
Minha lista
4. Gramática pedagógica do português brasileiro, de Marcos Bagno
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. 1053 p.
Essa obra do professor Marcos Bagno visa ─ conforme esclarecimentos dados pelo autor ─ a examinar e a descrever o funcionamento do português brasileiro contemporâneo, destacando as suas especificidades, e a colaborar para a formação docente. O autor considera falhos os cursos de Letras ofertados no Brasil, uma vez que reproduzem ideias, muitas vezes, obsoletas. Destaca-se na Gramática Pedagógica o capítulo final sobre a didática do português brasileiro.
5. Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura
ELIAS, Vanda Maria (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
O livro é composto por dezoito capítulos divididos em três partes: oralidade, escrita, leitura. Na primeira, os autores discutem a abordagem do ensino no que diz respeito à oralidade. O livro propõe a reflexão sobre o fato de a escola privilegiar o ensino modalidade escrita da língua.
6. O texto na sala de aula, de João Wanderley Geraldi
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. 125 p.
O livro é uma coletânea de doze artigos organizados em quatro tópicos que atendem aos diversos questionamentos sobre a formação docente e a prática: fundamentos, práticas de sala de aula, leitura na escola e produção textual na escola. Os autores também propõem o debate sobre o ensino de Literatura como um pretexto para o ensino de regras gramaticais, o que inviabilizaria o desenvolvimento do prazer da leitura.
7. Educação e emancipação, de Theodor Adorno
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
O autor afirma que lutar contra a barbárie é uma luta urgente da Educação. Adorno faz uma análise da situação educacional das crianças polonesas e alemães após a Segunda Guerra Mundial. O graduando em Letras não tem apenas disciplinas teóricas e práticas voltadas aos estudos literários e aos estudos linguísticos; se o estudante fizer concomitantemente a Licenciatura, ele também deve aprender a pensar sobre como fatores sociais interferem no ensino. Os questionamentos do autor podem ser atualizados para a realidade brasileira: a violência urbana interfere na nossa Educação?
8. História da educação e da pedagogia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha
ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006. 384p.
Essa obra já foi indicada aqui no blog em outro momento. O livro de Maria Lúcia Aranha é composto por doze capítulos. Em cada um deles, a autora aborda a questão educacional de acordo com um contexto histórico: da educação tradicionalista presente na Antiguidade oriental à educação do século XXI, mediada pelas tecnologias da educação.
9. Português no Ensino Médio e formação do professor, de Clecio Bunzen e Márcia Mendonça.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. 255 p.
A obra é dividida em doze capítulos e o capítulo introdutório – Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores – apresenta os conceitos-chave debatidos em cada um deles: letramento situado, letramento escolar, eixos de ensino, formação do professor, prática social, projetos interdisciplinares, dialogismo, currículo, literatura, intertextualidade, história da literatura, estilística, enunciação, gênero, composição, redação, redação escolar, oralidade, retextualização, análise linguística, habilidades e leitura. Ainda na introdução, Márcia Mendonça e Clecio Bunzen associam a “noção de letramento situado à formação do professor e ao ensino da língua”. Leia a resenha completa.
10. Preciso “ensinar” letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? , de Ângela B. Kleiman
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: UNICAMP, 2005. 60 p. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/kleiman-nc3a3o-basta-ensinar-a-ler-e-escrever.pdf .
Ângela Kleiman explica as diferenças entre letramento e alfabetização e parte dos dois conceitos para falar da leitura não apenas no contexto escolar, mas também como uma prática social. A autora também desfaz alguns mitos acerca do primeiro conceito e sugere atividades simples para a sua prática. Embora o profissional de Letras não seja o responsável por alfabetizar o aluno, é importante ter clareza sobre esses termos também.
Para conferir outros livros indicados no blog Conversa de Português, acesse a categoria Dicas de Livros.
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Olá!! Gostei muito vasta e rica indicação feito.
Sou um graduando em Letras língua e literatura portuguesa.
Se me permitem, gostaria de fazer uma indicação.
Pretendo ser Professor de Literatura após a formação, sendo assim se pudessem, seria ótimo indicar livros para quem deseja ou aspira ser Professor de literatura.
Agradeço desde de já.
Sucesso !!!
Marcos, eu adorei essa ideia! Já pensarei nessa lista aqui para o blog, mas eu já fiz isso em meu perfil no Instagram:
O que lê um profissional de Letras – Estudos Literários (vídeo 1): https://www.instagram.com/tv/B-rgJfjgtD6/
O que lê um profissional de Letras – EStudos Literários (Vídeo 2): https://www.instagram.com/tv/B-uc7jWgRx1/
Uauuuuuuu que BLOG Hiper, Mega Tri Legal.
Estou pleiteando iniciar a Graduação em Letras Português – Literatura e em pesquisa quanto a materiais achei este seu BLOG, onde é muito rico em informações. Bah!!!! Meus parabéns, continue com este lindo projeto eu sinceramente amei.
Uma dica, procure adicionar em seu site ( Favicon) para quando colocarmos em favoritos aparecer aquele ícone que é a propagando do site, fica mais bonito e acaba divulgando e facilitando encontrar no meio de outros com o “”” (ÍCONE DE FAVORITOS)””” (FAVICON).
Saudações!
Oi, Leandro! Tudo bem?
É sempre muito bom receber as mensagens dos leitores. O blog passará por algumas mudanças em breve; muito obrigada pela sua sugestão. Eu precisei desabilitar um plugin que provocou um erro grave e, com isso, algumas coisas sumiram – inclusive o favicon.
Olá,
Estou iniciando a faculdade de Letras e foram ótimas suas dicas.
Era exatamente o que eu precisava.
Obrigada! Já salvei o blog em meus favoritos.
Tenho um blog também, mas é bem iniciante rs
Oi, Erika! Já passei pelo seu blog e deixei um recadinho lá.
Muito obrigado. O post foi muito esclarecedor. Vou começar minha segunda faculdade – licenciatura em Letras – este ano (já sou formado em Comunicação Social), e queria ver uma lista exatamente assim. Vou acompanhar sempre a página.
Sérgio, eu é que agradeço por você seguir o blog. Desejo boa sorte na nova fase da sua vida.