O leitor sabe que 2018 é o ano em que o Conversa de Português completa uma década de publicações e, pensando nisso, decidi retomar uma série de projetos sobre o blog. Um deles é a recriação do canal no Telegram, como um meio a mais para divulgar os textos do blog. Eu sei que todo mundo tem uma vida agitada e penso que as redes sociais digitais sejam canais mais rápidos de comunicação.
O Telegram — assim como o WhatsApp — é um aplicativo de mensagens para celular e já pode ser usado no aparelho ou em sua versão web. A ideia de usar o app para distribuir os textos, surgiu após eu acessar o blog Sons Católicos, do meu amigo Ronaldo Santos. Eu achei a proposta sensacional e decidi aderir.
1. Por que não usar o outro comunicador, que é bem mais popular?
Eu prezo pela privacidade! Vocês sabem que, no outro comunicador, há uma questão séria a esse respeito: todo mundo vê o número de telefone de todo mundo! Se você está no grupo da família ou do trabalho — onde são todos conhecidos, tudo bem —, mas se é um grupo onde ninguém se conhece… No canal do Telegram, apenas o administrador vê as informações sobre o canal e, mesmo assim, apenas o nome dos participantes!
2. O que fazer para seguir o canal?
É muito simples! Se você já usa o Telegram, basta procurar por @CPortugues na caixa de busca do aplicativo e pronto! Também é possível acessar pelo navegador; para isso siga o link https://telegram.me/cportugues . Você será notificado toda vez que eu publicar um texto novo!
2.1. Vai ser igual meu grupo da família no Whatsapp? Eu vou receber mensagem de “Bom dia” das 8h às 18h? Eu vou conversar com alguém?*
Não! Eu não vou enviar spam para o grupo, eu não vou mandar mensagem nem de bom dia, nem de boa tarde, nem de boa noite! O que difere um canal no Telegram de um grupo é que, no canal, as mensagens são unilaterais; ou seja, apenas o administrador (nesse caso, eu) envia mensagens, portanto não espere entrar no canal Conversa de Português para conversar comigo ou com os outros membros.*
Se você não sabe muito bem como o aplicativo funciona, mas ficou curioso, visite a página oficial . Se você ainda não instalou o aplicativo, ele está disponível para Android e iOS.
* Texto atualizado em 21/10/2019: Em 2019, o Telegram acrescentou a funcionalidade de “conversa” nos canais; contudo, isso só ocorre nas publicações determinadas pelo admin de cada canal.
Era um canal?
Deletou?
Oi, Edigley. O canal permanece ativo.