Quem nunca ficou desesperado só de imaginar que precisaria produzir uma redação na escola, no vestibular ou em um concurso público qualquer? A história é sempre a mesma: “Professora, eu não sei nem por onde começar…”. Há diversas maneiras de se iniciar um texto e eu mostrarei uma delas: a citação.
Imaginemos um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio diante da prova. Ele lê o enunciado da prova de Redação e observa os comandos do que ele precisa fazer. É nesse momento, que muitos estudantes entram em pânico e perdem um tempo precioso olhando para a folha e sem saber o que escrever.
Atenção ao enunciado: ele contém o que você precisa fazer!
Como se pode ver, eu transcrevi o enunciado do Exame aplicado em 2016. Note que a banca do Exame Nacional sempre apresenta um tema por meio do qual já se sabe que problema deve ser abordado na redação do candidato; o estudante não precisa perder tempo inventando ou descobrindo um problema. No caso específico do exemplo, deve-se pensar: “O que é intolerância? Por que ela é um problema? Como pode ser combatida?”.
O que precisa aparecer na introdução?
Veja como um dos candidatos do Exame elaborou a introdução; sua redação foi avaliada com nota 1000 e está disponível no Manual de Redação do ENEM 2017, divulgado no dia 16 de outubro de 2017:
O candidato precisa se lembrar que a introdução serve para indicar ao leitor – nesse caso, a banca – a maneira como seu texto será estruturado.
Leia mais no blog:
Como usar citações e referências na dissertação
Referências:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Redação do ENEM 2017: cartilha do estudante. Brasília: INEP, 2017.