Dêixis é uma palavra de origem grega que significa apontar ou indicar e tem como exemplares os pronomes demonstrativos, os pronomes de primeira e segunda pessoa, os tempos verbais, advérbios de tempo e lugar e uma infinidade de outros recursos linguísticos (LEVINSON, 2009). É ela quem nos permite, na prática da linguagem, localizar e identificar pessoas, objetos, eventos aos quais nos referimos no momento da comunicação.
Os dêiticos são objetos de estudo da Pragmática, uma área da Linguística que analisa a relação entre o significado das palavras, os interlocutores e o contexto da comunicação. São elementos que contribuem para a coesão e estabelecem, portanto, uma relação de sentido entre as partes do texto. Uma vez que tais elementos são usados para substituir outros termos, nós podemos compará-los a um coringa, aquela carta do baralho que muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem. Em linguagem popular, o coringa é um elemento usado para substituir outro.
Quais são os tipos de dêiticos?
- Dêixis de pessoa
- Dêixis de tempo
- Dêixis de lugar
- Dêixis de discurso
- Dêixis social
1. Dêixis de pessoa
Se não conseguir visualizar o player, clique assista no YouTube.
Bye bye, Brasil
A última ficha caiu
Eu penso em vocês night and day
Explica que tá tudo okay
Eu só ando dentro da lei
Eu quero voltar, podes crer
Eu vi um Brasil na tevê
Peguei uma doença em Belém
Agora já tá tudo bem
Mas a ligação tá no fim
Tem um japonês trás de mim
Aquela aquarela mudou
Na estrada peguei uma cor
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo um jiló
Eu tenho tesão é no mar
Assim que o inverno passar
Bateu uma saudade de ti
Tô a fim de encarar um siri
Com a bênção de Nosso Senhor
O sol nunca mais vai se pôr
Observe que o texto assemelha-se a uma ligação telefônica entre um indivíduo que deixou deixou sua cidade e telefona para alguém da família. Assim, todo o poema é elaborado de modo que o leitor/ouvinte perceba que é uma interação entre duas pessoas, apesar de a segunda não participar explicitamente do texto – nós é que inferimos as respostas ou perguntas feitas do outro lado do telefonema.
A dêixis pessoal corresponde a termos que remetem às pessoas do discurso, aquelas que participam do ato da comunicação. Os dêiticos pessoais referem-se ao próprio falante e ao seu interlocutor. Nesse grupo, estão os
- os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª pessoa: eu, tu, nós, vós, me, te, nos, vos…;
- os pronomes possessivos de 1.ª e 2.ª pessoa: meu, teu, nosso, vosso…;
- os sufixos flexionais de pessoa-número: cantas, cantamos…;
- os vocativos.
2. Dêixis de tempo
Para compreender a dêixis temporal, podemos recorrer novamente à canção de Chico Buarque. Observe o trecho “Eu penso em vocês night and day”. Os dêiticos temporais são formas de apontar o tempo em relação ao momento da enunciação da mensagem e o principal recurso é o uso dos advérbios de tempo. No verso destacado, os dêiticos são as palavras night (noite) e day (dia), utilizados pelo eu lírico para dizer que pensa na família o tempo todo. Também os encontramos em “Peguei uma doença em Belém / Agora já tá tudo bem”.
3.Dêixis de lugar
A dêixis espacial “demonstra o lugar de onde se enuncia ou sobre o que se enuncia” (MELO, 2015, 43). Nesse caso, são usados os advérbios de lugar (aqui, aí, lá, acolá, ali…) por meio dos quais o falante ou o redator indica o espaço referido sem citar seu nome ou sem o repetir, caso já tenha aparecido no texto. É o que acontece na tirinha acima. No primeiro quadro, Calvin parece estar chegando de algum lugar e se dirige ao pai, a fim de contar como fora seu dia. A frase “Brinquei lá fora e fiz meu dever de casa” , presente no segundo quadro, contém um dêitico espacial (o advérbio de lugar lá). No último quadrinho, o pai utiliza um outro advérbio (“aqui”).
4. Dêixis de discurso
O dêitico discursivo é representado por pronomes que apontem para uma parte do texto. Esse recurso pode ser conseguido por meio dos pronomes demonstrativos ou por expressões como “no parágrafo seguinte”, “a seguir”, “no poema acima”, “na ilustração abaixo”.
5. Dêixis social
Nessa classificação, entram aquelas expressões utilizadas para designar papéis sociais desempenhados pelo falante ou por seu interlocutor e “consequentemente ao status decorrente desses papéis” (MELO, idem, p.45). É o caso de termos como senhor, senhora, mestre, doutor, doutora e outras formas de tratamento.
Leia mais no blog:
O que é coesão textual? Entenda as relações
Emprego dos pronomes relativos – norma e uso
Emprego dos pronomes demonstrativos
Referências:
LEVINSON, S.C. Pragmática. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 65-116.
MELO, I. F. Você sabe o que é dêixis? Revista Conhecimento Prático – Língua Portuguesa, n.22. São Paulo: Escala Educacional, 2015, p. 42-47.
Bom dia. Estou gostando muito do seu blog. Estou no inicio da graduação e recorrei ao blog, sempre que precisar, para contrubuir com minha formação. Muito obrigado.
Bem explicativo e sucinto, ajudou para a minha apresentação de um seminário sobre Dêixis espacial, da disciplina de Linguística textual. Parabéns pelo trabalho e pelas referências!
Oi, Maklina, bem-vinda ao blog Conversa de Português. Eu fico feliz por saber que, de alguma forma, fui útil a uma colega de profissão.