A série ENEM – Questões comentadas foi criada no blog Conversa de Português em 2014 e consiste na apresentação das questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio e – a partir da matriz de referência do INEP – a observação das competências e habilidades correspondentes. A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, gabarito oficial, comentário e links para estudos. Para os comentários do Exame aplicado em 2016, utilizo o caderno CINZA como referência para o gabarito.
QUESTÃO 96
Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
(LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993)
Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto
(A) ressaltar a importância da intertextualidade.
(B) propor leituras diferentes das previsíveis.
(C) apresentar o ponto de vista da autora.
(D) discorrer sobre o ato da leitura.
(E) focar a participação do leitor.
Gabarito oficial: D
Comentários:
Para resolver essa questão, o estudante deverá se lembrar do conceito de metalinguagem: aquela função que serve para dar explicações ou tornar a informação ainda mais precisa. O texto utilizado na questão é metalinguístico, pois explica o ato da leitura.
QUESTÃO 133
Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a
(A) adotar práticas de consumo consciente.
(B) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.
(C) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.
(D) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.
(E) conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.
Gabarito oficial: A
Comentário:
Ao contrário do que aconteceu na questão 96, em que a função da linguagem, foi explicitada no enunciado, a questão 133 exige que o estudante reconheça a função apelativa. É ela que está presente nas campanhas publicitárias, nos manuais, nas bulas de remédio, nas receitas médicas ou culinárias.
O objetivo da mensagem é – como diz o texto da prova – incitar o receptor a realizar uma determinada ação e, para isso, pode ou não utilizar o verbo no modo imperativo. Na campanha, utilizou-se o verbo no infinitivo para atender ao mesmo propósito.
Links para estudo:
ENEM 2015 – Questões comentadas: Funções da linguagem
Funções da linguagem no ENEM 2014
Elementos da comunicação e funções da linguagem