Os gêneros textuais notícia e conto aparecem – na instituição em que trabalho – no segundo ano do Ensino Médio, momento em que os alunos também aprendem sobre o Realismo. Eu costumo combinar esses três pontos e crio algumas atividades com os alunos. Hoje, na coluna Sala de Aula, publico uma proposta de atividade para redação de notícias.
Na última edição da coluna (O conto como exercício de produção textual), expliquei que os alunos leram alguns contos realistas como A cartomante, A carteira e Causa secreta, de Machado de Assis. Para a atividade atual, eu pedi que os alunos relessem os contos (Os links para download encontram-se no final da página) e escolhessem um para transformar em uma notícia.
Antes de a turma redigir o texto, nós nos dedicamos a observar aquele gênero literário em jornais e sites de jornalismo. Veja abaixo como foi realizada a tarefa:
Parte 1: O que é uma notícia?
Como os alunos haviam lido o conto A carteira – cujo protagonista encontra o objeto na rua e precisa decidir se o devolve ou se paga dívidas com o dinheiro encontrado – levei para a classe o texto a seguir:
Os alunos também receberam um esquema, que continha a estrutura de uma notícia e tentaram identificar os mesmos elementos no texto recebido anteriormente.
Parte 2: Produção textual
Após observar as partes componentes da tabela, os alunos foram incentivados a escolher um dos contos lidos na aula anterior e transformá-lo em uma notícia. Eles deveriam, ainda, ficar atentos a alguns aspectos: o conto trazia informações importantes como datas ou locais? Por exemplo, se a narrativa contasse um fato ocorrido em 1880, essa deveria ser a data da notícia.
Referências bibliográficas:
ASSIS, M. A carteira. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877> Acesso em 07 dez 2015.
_______. A cartomante. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965> Acesso em 07 dez 2015.
_______. Causa secreta. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917> Acesso em 07 dez 2015.