Dicas de livros Linguística

[Indicação de leitura] Ensino de Língua Portuguesa

Vanda  Maria  Elias  é doutora  em  Língua Portuguesa  pela  PUC/SP e integra o Grupo de  Trabalho Linguística do Texto e  Análise  da  Conversação, da  Associação  Nacional de  Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).  Em  Ensino de  Língua  Portuguesa: oralidade, leitura, escrita – obra de que é organizadora –  Vanda  Maria  reúne textos de  pesquisadores  dedicados  a  estudos que  buscam  estabelecer  relações  entre as  teorias do texto e  as de  ensino.

O livro é  composto por dezoito capítulos divididos  em três  partes: oralidade, escrita, leitura. Na primeira, os  autores discutem a abordagem  do ensino  no  que  diz  respeito à oralidade . Um dos  principais  questionamentos  é  o   fato de  a  escola privilegiar apenas a modalidade escrita da língua. Crescitelli e  Reis – no  capítulo “O ingresso do texto oral em  sala de  aula” – reforçam a  necessidade  de um ensino  atento às  variações  linguísticas, como   determinam os Parâmetros  Curriculares Nacionais (1998), cujos  fundamentos  teóricos  são  mais  linguísticos do  que  gramaticais.

A segunda parte apresenta a escrita  como uma atividade de  interação entre  o  escritor e o  leitor. Os pesquisadores  questionam a  produção textual em   sala de  aula: Para quê e para  quem  o  aluno escreve? Quais  são  os  problemas  de  escrita apresentados pelos  estudantes? A escola  promove  o trabalho de reescrita? As  mídias  sociais  interferem  na  produção textual escolar?

A  terceira parte e última parte  trata  da leitura como  atividade de  construção de sentidos.  Os  seis  autores indagam  de que  maneira o  aluno  compreende  o  texto lido,  que  tipos de  inferências  é  capaz  de  realizar,  quais são as  pistas de leitura oferecidas  pelos  diversos gêneros  textuais e questionam  se   a escola forma, de  fato,  leitores competentes.

elias

ELIAS,  V. M. (org.). Ensino de  Língua Portuguesa: oralidade, escrita,  leitura. São  Paulo:  Contexto, 2011


Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados