Falta pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio – a prova está marcada para os dias 24 e 24 de outubro. Em 2014, publiquei algumas das questões aplicadas naquele ano e, a fim de ajudar nossos leitores na preparação para 2015, retomarei o projeto ENEM: Questões comentadas. Usarei como base o caderno rosa e as questões serão organizadas da seguinte forma: apresentação da questão, competência e habilidade correspondente da matriz de referência do INEP, gabarito oficial, comentário e links para estudos. Hoje apresento a questão 99, cujo tema foi o gênero textual editorial.
Questão 99
A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões. Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar lixo em outra localidade, por que não o fazer em local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para a sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado! Olha o perigo!
(Disponível em http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em 10 ago. 2012 (adaptado)).
Esse editorial faz uma leitura diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que é
(A) apresentar fatos que tenham sido pelo próprio veículo.
(B) chamar a atenção do leitor para temas raramente abordados no jornal.
(C) provocar a indignação dos cidadãos por força dos argumentos apresentados.
(D) interpretar criticamente fatos noticiados e considerados relevantes para a opinião pública.
(E) trabalhar uma informação previamente apresentada com base no ponto de vista do autor da notícia.
Gabarito oficial: D
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e nãoverbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Comentário:
Para solucionar essa questão, o estudante deve reconhecer as características do gênero textual editorial: texto jornalístico argumentativo, que apresenta e defende a opinião de determinado meio de comunicação diante de uma notícia por ele veiculada.
Aprofunde seus estudos.