Na série ENEM – Questões comentadas, apresentamos as questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio e mostramos – a partir da matriz de referência do INEP – quais as competências e habilidades correspondentes. Hoje, analisamos o item 111, aplicado no ENEM 2014. A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, competência e habilidade, gabarito oficial, comentário e link para estudos. Utilizamos o caderno rosa como referência.
Questão 111
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.
(DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)
Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por
(A) visão cética sobre as relações sociais.
(B) preocupação com a identidade brasileira.
(C) crítica velada à forma de governo vigente.
(D) reflexão sobre dogmas do Cristianismo.
(E) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
Gabarito oficial: C
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
Comentário:
O texto de Gregório de Matos apresenta uma intertextualidade clara com as Sagradas Escrituras. Para resolver a questão, o candidato deve recordar as características da poética daquele escritor. O poeta barroco utilizava sua literatura como meio de criticar a sociedade de sua época, ainda que o fizesse por meio de metáforas, como ocorre no texto acima.
Aprofunde os estudos:
Essa questão não está no caderno do ENEM 2014.
Por favor, revejam a fonte.
Ana Luiza, segue o link da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio. Por favor, vá direto para a página 11. Como explicado no texto, usei o caderno rosa. Você pode encontrá-lo no site do INEP.
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_2_08_ROSA.pdf