A língua portuguesa completará 801 anos no próximo sábado, 27 de junho de 2015. A data foi escolhida para marcar a assinatura do mais antigo documento régio escrito na nossa língua: o testamento do rei D. Afonso II, o terceiro rei de Portugal.
De acordo com o site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (onde também se encontra a Carta de Pero Vaz de Caminha), o primeiro exemplar do testamento foi guardado pelo Cartório da Mitra de Braga. No século XIII, a Corte era itinerante e, por esse motivo, documentos importantes eram guardados pela Igreja Católica, que lhes assegurava a conservação e a salvaguarda.
Apesar de ser um texto bastante antigo, o leitor atual consegue compreender alguns de seus trechos. O reinado de D. Afonso durou de 1211 a 1222, mas percebemos a sua religiosidade e a preocupação do rei com sua esposa e filhos – a quem ele dedica os bens – já no documento de 1214:
En’oa nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temẽte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de toido meu reino fiz mia mãda p(er) q(eu) de
pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousa q(eu) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia. P(ri)meiram(en)te mãdo q(eu) meu filio infante don Sancho q(eu) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz.
Sugestão para o professor:
Seria interessante apresentar aos alunos textos correspondentes a diversas fases da língua portuguesa. Essa atividade pode ser associada ao conteúdo Trovadorismo – movimento literário ocorrido entre os séculos XII e XIV – o que permitiria apresentar também o galego-português. Para ler nossos textos sobre esse movimento literário, clique AQUI.
O professor pode, ainda, conversar com a turma sobre os países onde a língua é falada. Assista à nossa vídeoaula sobre o tema.
Para baixar o testamento completo, clique AQUI. (Arquivo em PDF).
O site da Torre do Tombo disponibiliza as imagens originais do documento. Confira AQUI.
Assista abaixo ao vídeo Conhecendo museus: Museu da Língua Portuguesa.
Se não conseguir visualizar, clique AQUI.
Atualização em 26/06/2016: O Museu da Língua Portuguesa foi destruído em um incêndio no final de 2015.