Maria Helena de Moura neves, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é autora de diversos livros sobre o ensino de gramática, como Gramática na escola, Ensino de língua e vivência da linguagem: temas em confronto e Língua falada, língua escrita e ensino. Em Que gramática estudar na escola?, a pesquisadora discute a necessidade de a escola adequar-se à abordagem científica que a língua materna recebe nos meios acadêmicos.
A obra é dividida em um capítulo de apresentação – em que Neves explica ser o livro resultado da experiência acumulada durante as pesquisas desenvolvidas de 1987 a 2003 – e mais três partes. Na primeira, a pesquisadora analisa o tratamento escolar dado à gramática. Sua análise apoia-se nas teorias funcionalistas da linguagem e propõe a reflexão sobre três conceitos recorrentes no tratamento escolar: língua, norma e padrão.
Na segunda parte, a autora aponta a confusão conceitual que há entre gramática tradicional e gramática normativa, reforçando que as duas expressões não são sinônimas; discute o papel da Linguística nos estudos sobre gramática e aborda os conceitos de variedade linguística e a eleição de uma variante de prestígio.
A terceira parte é dedicada aos conceitos anteriores e sua aplicação na escola. A linguista propõe, ainda a reflexão sobre o tratamento escolar das relações entre língua escrita e língua falada, e também sobre a maneira como o desempenho linguístico é avaliado no ambiente escolar.
A leitura é recomendada pela autora aos profissionais da área de linguagem, estudantes de Letras e também ao falante comum.
Referência bibliográfica:
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? 4.ed. São Paulo: Contexto, 2013