Eu nunca havia participado do BookCrossing Blogueiro, campanha organizada pela Luma Rosa, proprietária do blog Luz de Luma. O evento acontece duas vezes por ano e está em sua nona edição. Participar é muito simples e a ideia básica é: escolha um livro e “esqueça” em algum lugar de muito movimento para que ele seja encontrado por outra pessoa.
Eu decidi deixar os meus em um transporte público; então, não foi possível observar a reação de quem os encontrou. Eu libertei os livros Antes, o verão, de Carlos Heitor Cony, e Metamorfose, de F. Kafka. O primeiro é a história de um homem de 40 anos que constrói uma casa em Cabo Frio -litoral do Rio de Janeiro. Sua ideia é ter um local para passar os verões com a esposa e os filhos. Tudo começa a dar errado quando ventanias constantes enchem a casa de areia e seu casamento é abalado. O segundo livro é um conhecido clássico da literatura: um dia, Gregor Sansa acorda metamorfoseado em um inseto nojento e sua transformação permitirá que ele observe o modo como era visto por família e amigos.
Eu adoro livros e gosto muito quando, ao comprá-los, encontro um marcador de páginas dentro deles; assim, pensei que poderia fazer um que cumprisse o seu papel tradicional e contasse um pouco sobre a campanha de leitura.
Em seguida, separei os livros e os preparei para serem “esquecidos” no ônibus:
Como é feita a adesão ao movimento?
1. Escolha um livro.
2. Coloque dentro um bilhete com a explicação de que o objeto não está perdido e convidando quem o encontrou a lê-lo e passá-lo adiante.
3. Deixe-o em um lugar público.
4. Se você tiver um blog, escreva um artigo contando como foi sua experiência.
5. Se você não tem um blog, mas está nas redes sociais, divulgue sua ação por lá. Nosso movimento também está sendo divulgado no Facebook!
6. . Se você não tem blog, nem conta nas redes sociais, participe assim mesmo!
Eu adorei participar da campanha e parabenizo a Luma por sua iniciativa! O BookCrossing acontece duas vezes por ano: em abril e em novembro. Eu já estou esperando a próxima edição!