As locuções verbais são compostas por um verbo principal em uma de suas formas nominais seguido por verbo auxiliar devidamente flexionado. Você sabe o que é um verbo principal e um verbo auxiliar?
Observe os verbos da tirinha abaixo:
Há verbos que são empregados sozinhos e expressam seu significado de maneira completa, como em “…pasta tu também”. Em outros casos, eles são acompanhados de outros verbos que lhes completam o sentido como em “Vamos derrubar…” e “…tiveres transformado…”. Nessas frases, vamos e tiveres são verbos auxiliares, pois derrubar (infinitivo) e transformado (particípio) são os verbos principais, uma vez que eles indicam a ideia central da frase. Uma forma prática de identificarmos o verbo principal é a substituição: “Derrubemos logo essa mata… ” e “Quando transformares…”.
Podemos concluir que:
- Locução verbal é uma expressão verbal composta por dois verbos ou mais.
- Verbo principal é aquele que expressa a ideia principal da frase.
- Verbo auxiliar é aquele auxilia uma das formas nominais, constituindo uma locução verbal, em que só ele é conjugado.
“Possui a um jumento que fala”
Carlos, não entendi seu comentário.
Olá gostaria de saber como tranformar a frase “Possui a um jumento que sabia falar”em um único verbo?
Alguém pode m ajudar?
Jéssica, uma frase inteira não pode ser transformada em um verbo. Tenho certeza de que não foi bem isso que a sua professora pediu como tarefa de casa. Para saber que perguntas podem ser respondidas aqui no blog acesse a página http://conversadeportugues.com.br/qual-e-a-duvida/
Queria saber se a locução verbal é meio que quase a mesma coisa do que o tempo verbal
Natália, “locução verbal “e “tempo verbal” são expressões que se referem a conceitos linguísticos totalmente diferentes.
Como você leu no texto, locução verbal é uma expressão verbal composta por dois verbos ou mais. O tempo verbal indica quando a ação verbal aconteceu.
Na frase “Deixem entrar todos os atrasados” não tem locução verbal, mas em “Se os grevistas querem trabalhar menos, não vou atendê‐los” tem? soube que sim, mas não entendi o porquê. Afinal, como “querem trabalhar” poderia ser substituindo pelo verbo principal da locução?
Hugo, a locução verbal presente em “Se os grevistas querem trabalhar menos, não vou atendê‐los” , é “vou atendê-los”.
Também tenho essa dúvida, e não entendi a explicação… Por que “querem trabalhar” não pode ser uma locução verbal? Desde já gradeço a atenção.
Muito bom!!! Gostei muito da página!!! Valeu…
Esta é a 1ª vez que entrei neste blog e fiquei entusiasmado com a didática clara e concisa. Parabéns
Muito obrigada, Celso! Volte sempre!
Eu quero saber:se ouviu falar e uma locução verbal ,e explicar qual é o verbo auxiliar.
Olá Andréa Motta, pode me ajudar?
No seguinte exemplo: “Durante a audiência o juiz irá ouvir ambos”, a locução verbal “irá ouvir” esta de acordo com a norma culta? Pergunto isso porque me disseram que se trata de um coloquialismo e que não se deve usar locuções verbais flexionadas no futuro, que o correto seria “ouvirá”.
Obrigado.
Fernando, obrigada por confiar no blog Conversa de Português!
Sinto dizer: o que falaram pra você é uma grande bobagem! Não existe isso de “não se deve usar locuções verbais no futuro”!. Tanto está de acordo com a norma culta, que temos os tempos compostos. E como eles são formados? Por meio de locuções verbais! Em irá ouvir , o que temos é o futuro do presente composto: verbo auxiliar + verbo principal.
Uma vez que os tempos simples e os compostos são construções previstas na Morfologia da língua portuguesa, nem cabe aqui dizer que há uma forma mais certa do que a outra e afirmar isso seria dizer outra bobagem!
O que as gramáticas normativas apontam de diferente em relação ao seu exemplo são os verbos auxiliares que compõem os tempos compostos: ser, estar, ter e haver. Quer dizer que não os únicos verbos possíveis nesse tipo de construção? Não! Quer dizer apenas que são os mais comuns em uso.
O seu relato corresponde – em Estudos de Linguagem – ao que chamamos de hipercorreção: a pessoa erra quando tenta acertar demais!
Obrigada!!! Melhor explicação da internet!
Obrigada, Julia! Volte sempre!
me ajudou munto mesmo
Coloquei exemplo de uma conversa verbal e me aparece isso nao entendi nada
muito bom
Ajudou muito mas muito mesmo…prescisava disso para meu trabalho
Obrigada. As pessoas costumam pensar que são dois verbos juntos e pronto.
Essa frase tem : ” Se os grevistas querem trabalhar menos, não vou atendê-los. “
Na frase: Deixem entrar todos os atrasados.
Tem locução verbal?
Yeda, não há locução verbal no seu exemplo. O que há são duas orações distintas em que “entrar todos os atrasados” é uma objetiva direta em relação ao verbo “deixar”. Como você viu no texto, a locução verbal pode ser substituída pelo verbo principal.
Andréa, há alguma dica, para sabermos distinguir uma objetiva direta das locuções ?
nao pois o unico verbo dessa frase é entrar
Na frase, há dois verbos e eu os negritei para você: Deixem entrar todos os atrasados.
não consegui entender
O que você não entendeu, Julia?
E na frase “Ele está muito bem empregado”, os advérbios interferem em alguma coisa?
Carola, eu não entendi sua pergunta. Os advérbios não têm nenhuma influência sobre a construção da locução verbal.
otimooooooooooooo
legal