A Lei N° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, determina o “ensino de cultura e história da África” nas escolas oficiais e particulares. Os professores de Língua Portuguesa e Literatura perguntaram-se como cumprir a lei, uma vez que o Governo Federal não nos apresentou propostas para resolver essa questão. Em 2011, eu mostrei aqui algumas saídas de campo realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio (cf. África na escola e África na escola – Pretos Novos) e hoje apresento uma atividade realizada, em dezembro, com uma turma do terceiro ano.
A turma saiu para conhecer o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. A saída contemplaria as disciplinas História e Língua Portuguesa; para isso, eu e minha colega usamos o texto da lei como justificativa para a saída. A aula seguinte foi dedicada à produção de texto sobre o tema e à organização de um trabalho de pesquisa em que se pudesse observar a influência da cultura negra na literatura brasileira.
A turma recebeu o roteiro a seguir:
Cultura negra e literatura brasileira
Sua turma participou de uma saída de campo ao Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, em que foi possível conhecer a região onde está o antigo cemitério de pretos do Rio de Janeiro. Foi um importante estímulo para que pudéssemos discutir as influências da cultura africana no Brasil; agora, precisamos pensar também na seguinte pergunta: “De que modo essa cultura influenciou a literatura brasileira?”
Para realizar este trabalho, a turma dividir-se-á em grupos que pesquisarão os seguintes temas:
GRUPO 1
A polêmica gerada em torno da obra Caçadas do Pedrinho, do escritor pré-modernista Monteiro Lobato. O que gerou a polêmica? Qual era o contexto histórico da produção de Monteiro Lobato? Qual era o posicionamento do autor sobre as questões raciais e que teorias o influenciavam? Qual foi o posicionamento das autoridades educacionais? Como reagiram os professores? Qual é a opinião do grupo?
GRUPO 2
Pesquisar sobre a obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. De que maneira essa obra é importante para a literatura brasileira? Qual o papel de Freire na discussão sobre as questões raciais e qual a relação com a literatura do início do Modernismo?
GRUPO 3
A tolerância religiosa na obra O pagador de Promessas, de Dias Gomes. Qual é a relação entre as questões religiosas expostas na obra e a cultura negra?
GRUPO 4
Cultura negra na obra de Jorge Amado. Como o escritor utilizava a cultura negra em sua literatura? Por que podemos afirmar que esta seja uma adaptação das propostas modernistas?
Obs: O grupo selecionou, como objeto de pesquisa, os livros Tenda dos Milagres e Dona Flor e seus dois maridos.
GRUPO 5
Como o negro era representado na literatura brasileira antes e depois do Modernismo? O grupo deve pesquisar de que modo o negro era retratado nos textos literários nos períodos anteriores ao Modernismo e de que modo é apresentado na literatura contemporânea.
Obs: O grupo usou como base de leitura o texto A trajetória do negro na literatura brasileira, do professor Domício Proença Filho, disponível no Portal Scielo.
Muito grato pelas dicas. No entanto, atribuir culpa ao Governo FEDERAL me parece por demais simplista.