Há algum tempo, escrevi aqui no CP o texto Havia maçãs ou haviam maçãs – a concordância do verbo HAVER. Dúvida semelhante àquela ocorre com a concordância do verbo SER em construções como a que intitula este post.
O verbo ser merece atenção especial quando falamos de concordância verbal, já que há casos em que ele concorda não com o sujeito da oração – como determina a regra geral -, mas com predicativo do sujeito; e há casos em que pode concordar tanto com o sujeito quanto o predicativo.
Vejamos alguns casos de concordância com o verbo SER:
1. Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo:
São três horas da tarde.
Já são mais de quinze horas.
Hoje são dez de setembro de 2011.
Nas indicações de data, quando a palavra dia antecede o numeral, o verbo permanece no singular, pois concordará com essa palavra e não com o numeral: Hoje é dia dez de setembro de 2011
2. Quando o sujeito da oração é formado por expressões que indicam quantidade, preço, valor, medida, o verbo ser permanece na terceira pessoa do singular.
Cinquenta reais é um valor razoável por este tecido?
3. Quando a oração contiver um pronome pessoal, na função de sujeito ou de predicativo, o verbo ser concordará com o pronome.
Eu sou a responsável pela exposição.
A responsável pela exposição sou eu.
4. Quando o verbo ser aparece entre um sujeito cujo núcleo é um substantivo comum singular e um predicativo cujo núcleo é um substantivo comum plural, costuma-se concordar o verbo com o predicativo.
Meu maior orgulho são meus filhos.
Leia também no blog:
Prezada Professora,
Antes de tudo, obrigada por compartilhar seu conhecimento.
A dúvida que tenho e que não consigo tirar é: por que “hoje são 3” está certo? Afinal, neste caso, 3 não é uma quantidade e sim a posição que o dia ocupa no mês (é o terceiro dia do mês). Poderia explanar mais?
Obrigada!
Oi, Roberta, tudo bem?
É uma concordância que se faz com um termo que está implícito: dias. Em algum momento da história da língua, usou-se a expressão “Hoje são 13 dias do mês de julho”. Algo muito semelhante ao que fazemos quando redigimos uma ata: “Aos treze dias do mês de julho…”.
Um abraço e obrigada pela visita ao blog.
Diária é dez reais ou Diária são dez reais?
Ok, Andréa. Gostei da explicação, pois sempre soube da diferença, porém explicava de um jeito diferente. Agora tenho as palavras certas para ajudar meus amigos, que tenham a dúvida.
Um abraço.
Oi, Aline! Obrigada pela visita ao blog!
Fico feliz por saber que você gostou da explicação! Volte sempre.
Se eu pergunto ‘que dia é hoje?’, a resposta não deveria concordar com o tempo do verbo da pergunta? ‘Hoje é (dia) 14.
Joel, como você leu no texto, “quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo”. Além disso, a palavra que você destacou entre parênteses é um substantivo, cuja concordância está explicada em outro trecho: “quando a palavra dia antecede o numeral, o verbo permanece no singular, pois concordará com essa palavra e não com o numeral”. Obrigada pela visita ao blog!
Andréa Mota, uma dúvida: Hoje são 10 de setembro, é o correto mesmo? A dúvida é que no dia a dia usam: Hoje é 10 de setembro…… responda por favor, obrigada
Ingrid, como você leu no texto, “quando indica tempo, o verbo concorda com o numeral expresso no predicativo”.
Obrigada por visitar o blog.
Hoje não são dez dias, hoje é apenas um dia, nove foi ontem, oito anteontem, hoje é dez.
Fui copiar o texto para para fundamentar a minha opinião, junto a um colega, sobre a dúvida em questão, não foi permitida – para minha surpresa. É fundamental a liberdade de conteúdo para a contribuição da própria cultura.
Flávio, a decisão sobre o bloqueio ou não das cópias é minha como administradora do blog. Você ainda tem a opção de encaminhar o link do texto para o seu colega. Obrigada pela visita.