Produzir bons textos é a preocupação da maioria das pessoas. Há quem pense que, para escrever bem, basta acertar a pontuação e a ortografia. Dois outros textos sobre produção textual foram publicados recentemente no Conversa: O que é clareza textual? e Como escrever com objetividade?
Quais os usos do QUE e como evitar sua repetição?
A palavra que pode pertencer a mais de uma classe e exercer diversas funções sintáticas. Morfologicamente, ele pode ser substantivo, pronome, advérbio, conjunção, interjeição, partícula de realce.
Exemplos:
Não sei o QUÊ fazer para resolver o problema. – É usado com o sentido “que coisa” e é sempre acentuado; pode ser precedido por artigo, numeral ou um pronome adjetivo.
Aquele é o homem QUE arranjou emprego. – É um pronome relativo e refere-se a um termo anterior.
QUE horas são? – É um pronome interrogativo.
QUE linda canção ouvimos no rádio. – Funciona como advérbio, realçando o adjetivo presente na oração.
Temos certeza de QUE nosso plano dará certo. – Conjunção integrante da oração completiva nominal.
QUÊ? Você ainda não tomou seus remédios? – É usado com interjeição e é sempre acentuado.
Qual QUE é a sua casa? – Funciona apenas como uma partícula de realce (não pertence a nenhuma das dez classes de palavras da língua portuguesa)e não possui função na oração.
Um dos problemas da produção textual é o uso excessivo da palavra QUE, tornando o texto repetitivo e demonstrando o desconhecimento do autor sobre as possibilidades da língua. Observe o exemplo abaixo:
Solicitei-lhe que me remetesse a mercadoria que me prometera a fim de que eu pudesse saldar os compromissos que tinha assumido.
Veja como fica o período sem a repetição:
Solicitei-lhe a remessa da mercadoria prometida a fim de que eu pudesse saldar os compromissos assumidos.
Excelente!!!
Nao sou muito bom a português gostaria de ter exemplo de maneiras de evitar a repetição do que
Vago, confuso… poderia dar dicas ilustradas de como não repetir frases, palavras e ajudar a solucionar o problema com palavras ambíguas e afins
Pessimoooo
D., por que você achou péssimo?
Faltou mais exemplos de como não repetir o “que”.
Agora exemplos de como as pessoas usam teve de monte…
ACHEI VAGO DEMAIS.
Não sanou a dúvida do título, apenas superficialmente… Acho que vocês poderiam ler seus próprios textos e reescrever este aqui kkkk
Ótimo, só faltou alguns exemplos a mais.
nossa, esclareceu o que ?! acredito que deveria existir um pouco mais de empenho na matéria .. como mais exemplos de substituição ou de períodos sem repetição, para ajudar mais os alunos, vestibulandos.. etc.
concordo plenamente!