Em 2010, publiquei o texto Tiradentes, os Inconfidentes e a Literatura, em que abordei a data comemorativa em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier . Naquele texto, busquei mostrar como a Inconfidência Mineira é tratada pelos textos literários e qual sua relação com o movimento literário chamado de Arcadismo. Como presente para os leitores, eu também publiquei um material exclusivo intitulado Tiradentes, Os Inconfidentes e a Literatura : o que os poetas falaram sobre a Inconfidência. O arquivo em .pdf contém uma breve explicação sobre o que foi o movimento árcade, além de sugestão de atividades e indicações bibliográficas para o professor de Língua Portuguesa.
Hoje, trago um pequeno trecho do filme Os Inconfidentes, produção da década de 1970, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Criado a partir de trechos de Autos da Devassa, as poesias dos inconfidentes e o Romanceiro da Inconfidência, o diretor parece contestar a versão oficial da história e aponta os rebeldes como revolucionários. Curiosamente, o filme não foi produzido para ser apresentado no Brasil, pois fazia parte da série “A América Latina vista por seus realizadores”, projeto da RAI, emissora italiana de maior prestígio na Europa. O sucesso de público e crítica rendeu ao diretor o prêmio no Festival de Veneza.
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Estão no elenco: Luis Linhares, Paulo Cesar Pereio, Fernando Torres, Carlos Kroeber, Nelson Dantas, Carlos Gregório, Wilson Grey, Fábio Sabag, Roberto Maia, Suzana Gonçalves, Tereza Medina, Margarida Rey.
Título Original: Os Inconfidentes
País de Origem: Brasil / Itália
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 76 minutos
Ano de Lançamento: 1972
Ok, obrigada pela dica. Feliz Páscoa!
Patrícia, este foi o único trecho que eu encontrei no Youtube. Eu encontrei o DVD , por acaso, perdido em um monte de outros na Livraria Saraiva, no centro do Rio.
Oi Andréa,
Eu me considero um pouco cinéfila, e, se foi o acaso ou destino, resolvi visitar o Conversa de Português e me deparo com seu post, falando de Tiradentes e do filme: Os Inconfidentes. Não lembro de comentários, ou qualquer notícia sobre ele. Enfim, já anotei na minha agenda, assim que possível, assistirei.
Parabéns por não deixar no esquecimento, essas datas que fazem parte da nossa cultura. Bjs.