Lúcia Pimentel Góes é formada em Música e Direito, com pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi coordenadora dos seminários de Literatura para Crianças e Jovens das Bienais Internacionais do Livro de São Paulo. Em seu livro Introdução à Literatura para crianças e Jovens, publicado pela Editora Paulinas, a pesquisadora propõe a seguinte reflexão: “Existe uma literatura para crianças e jovens?”.
O livro é dividido em cinco partes: o conceito de literatura e literatura para crianças; histórico da literatura infantil; histórico da literatura infantil universal; tipologia das histórias infantis e referências bibliográficas.
A autora dedica-se, na parte I, aos conceitos diversos do que é literatura infantil. Ela afirma que “a origem da obra é irrelevante (escrita ou não para crianças). Abrange, assim, as obras que não foram inicialmente destinadas às crianças, mas das quais elas se apropriaram”. Contrariando outros estudiosos do assunto, Góes desconsidera a função educativa do texto infantil e repudia o tom moralizador de algumas obras. Segundo a autora, a função de educar pertence à família, grupo social mais próximo da criança: “Não se educa através da palavra, mas através do exemplo”.
A segunda e a terceira partes do livro são dedicadas ao histórico da literatura infantil. Ao contar a origem, a autora cita John Newberry, o primeiro a publicar um periódico destinado às crianças e editado de 1751 a 1752. Lúcia Góes cita uma origem remota: Panchantranta, uma antolologia de fábulas indianas, escritas no século VI de nossa era. Outros autores costumam considerar apenas as obras publicadas a partir do século XVII, como Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault.
Na quarta parte, surge a tipologia das histórias infantis e a autora lembra-nos que os contos de fadas não foram originalmente escritos para crianças, ao contrário do que se costuma pensar. Aborda também as características do teatro infantil, embora não informe ao leitor quando a primeira peça infantil foi encenada. Como outros autores, Lúcia Góes apenas diz que o teatro infantil “surgiu entre nós a partir da primeira década do século XX”. A última parte – Referências bibliográficas – divide-se nos seguintes subtítulos: bibliografia teórica, alguns livros de animais e alguns livros de poesias.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura para Crianças e Jovens. São Paulo: Paulinas, 2010. 267p.